domingo, 23 de março de 2014

LIVRO (VM)

Guarnições
 Para a História da U.F.C.

“RAIMUNDO HOLANDA FARIAS -Tributo ao Mestre que Ensinou Fazendo” (Karla F. Vieira - Vianney Mesquita)

O mestre que não for dogmático será meramente um docente que não ensina (Gilbert Keith Chesterton. *Londres, 29.05.1874; +Beaconsfield, 14.06.1936).

Eis o título do livro por nós organizado, ora sob elaboração nas oficinas da qualificada Imprensa da Universidade Federal do Ceará, a público, se tudo correr bem, ainda neste mês, fato do qual se fará publicidade no instante oportuno para seu lançamento.
 
Das melhores pessoas que tive a fortuna de conhecer, uma foi o professor Raimundo Holanda Farias, figura de escol, homem, mestre e administrador universitário que dignifica o enredo histórico da nossa Primeira Academia, fundada em 1954.

Os amigos nos reunimos, sob a destra inteligente e segura da doutora Karla Adriana Holanda Farias Vieira, a fim de proceder a este registro de alevantado mérito para o argumento da história educacional cearense, em particular, da UFC, a qual tem neste volume um repositório de consignações declaradas por seus amigos e circunstantes, que com ele desenvolveram tarefas diversas, nomeadamente numa sucessão de fases de maturação e consolidação institucional, em particular no tangente às atividades extensionistas e administrativas.

Consoante os leitores terão o lance de comprovar, principalmente os que não conheceram a pessoa móvel desta edição, ou de RHF não privaram da amizade e companheirismo laboral, este foi um professor e administrador universitário da maior competência, o qual desempenhou – a contento e de sobejo – destacados papéis na instituição a que serviu com o máximo de zelo e aptidão.

Alcançou ser eleito seu dirigente maior – Reitor – fato não materializado em virtude de ocorrências alheias à sua vontade e de seus correligionários, as quais é proveitoso inumar a bem da convivência civilizada.

Neste trabalho, e não poderia ser diverso, em razão da multiplicidade de estilos e formas de tornear, evidentemente, não há unidade elocutória, pois plurais manifestações de multiformes pensamentos, retratando, com exatidão, entretanto, a personalidade e a força laborativa deste dirigente que deixou para os fastos de nossa preclara UFC uma passagem gravada, in albo signanda lapillo, para uso e fruição daqueles a quem é cometida a tarefa de dar prosseguimento à vida institucional.

Textos como o do ex-reitor, prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto – de quem RHF foi pró-reitor de estudantes - e dos meus estimados amigos, professores Agamenon Tavares de Almeida, José Everardo Sobreira e Carlos Henrique Martins Ximenes, por exemplo, são denotativos, entre muitos, da vera contribuição do homenageado ao desenvolvimento acadêmico em nosso meio, em adição ao delineamento da sua forma de trabalhar – pacificamente, sem rusgas nem açodamento – modus operandi que exornou sua personalidade e deixou espelho para os pósteros.

Muito nos honra, pois – a mim e à Dra. Karla – o fato de trazermos ao público  este compêndio, que muito deve ao Magnífico Reitor, Prof. Dr. Jesualdo Farias, o qual, na qualidade de administrador acadêmico à perfeição, enxergando os proveitos desta obra, lhe autorizou a feitura pelo selo da Imprensa Universitária, casa editorial de transato dignificante, haja vista a superabundância de obras de  que já dotou o Ceará estudioso e culto.

É uma glória podermos fazer isto.

Fortaleza, março de 2014.


Vianney Mesquita*

Nenhum comentário:

Postar um comentário