domingo, 1 de agosto de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (30/31.07.2021)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (30/31.07.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta quinta-feira, com continuação na sexta-feira, que teve duração de duas horas, nove acadêmicos e um convidado especial. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Estado do Rio) e o Advogado Betoven Oliveira.

Estiveram presentes também  o Médico, Professor, Filósofo, Teólogo e Latinista Pedro Araújo, o Poeta Paulo Ximenes, o Agente Comercial Dennis Vasconcelos (Maringá-PR), o Agrônomo e Pesquisador Luiz Rego (Rio das Ostras-RJ), o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília) e o bibliófilo José Augusto Bezerra. 



 TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu a reunião discorrendo sobre a gravidade do momento político vivido pelo Brasil atualmente, o País polarizado entre os partidários de Jair Bolsonaro e os seus opositores — com crise institucional veladamente deflagrada entre os Poderes da República, com risco de intervenção pelas Forças Armadas, caso seja invocado o art. 142 da Constituição Federal. 

Os confrades trataram do ativismo judicial do Supremo Tribunal Federal a favor dos partidos de esquerda e contra o atual Governo, da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada por ordem daquela Corte Suprema, visando apontar crimes de responsabilidade do Presidente da República, de modo a instruir um pedido de impeachment contra ele, ou inviabilizar a sua reeleição.

Frustrada a tentativa de assassinato do então candidato, recuperado do atentado e eleito Bolsonaro, a cada momento se produz uma nova tese conspiratória contra ele, com apoio irrestrito da grande imprensa nacional e internacional, e pela divulgação de pesquisas desfavoráveis, desmentidas vigorosamente pelas redes sociais, e por manifestações de milhões em praças públicas do País e por passeatas motorizadas quilométricas.

Primeiramente investiram contra o mandato de Deputado Estadual do Rio de Janeiro de seu filho mais velho, hoje Senador da República; depois a acusação caluniosa de que teria supostamente o Presidente tentado interferir em incógnita investigação da Polícia Federal contra hipotético protegido seu.

Em seguida se insurgiram ante os protestos do Presidente contra medidas extremas dos Entes Federados, autorizadas pelo STF, de isolamento social horizontal, lockdowns e toques de recolher.

Ele apontava absoluto descaso com a economia do País, e, principalmente, com as pessoas que vivem "da mão para a boca" (aquelas que se não trabalharem hoje não comerão amanhã), entre elas os pequenos empresários, privados de abrir os seus negócios por meses — efeito que o Governo Federal tentou mitigar com o auxílio financeiro emergencial aos desempregados, aos desvalidos, aos invisíveis sociais, aos comerciantes informais.

Depois a acusação de que teria ele potencializado a gravidade da pandemia de Covid-19, por ter sido cauteloso na contratação de vacinas experimentais ainda não aprovadas pela Anvisa; em seguida, por ter sido omisso diante da denúncia de irregularidades no Ministério da Saúde, que teria apressado a compra de uma determinada marca de vacina, transação em que servidores da pasta teriam recebido proposta de suborno por parte de falso representante da fábrica, negócio que afinal não se efetivou. 

Até a aprovação da proposta de que o País recebesse um campeonato sul-americano de futebol, com as cautelas sanitárias necessárias, foi transformada em cavalo de batalha contra Bolsonaro, sempre injustamente acusado de "genocida", enquanto outros certames futebolísticos já estavam se realizando no Brasil sem nenhum protesto da imprensa, e as Olimpíadas estavam sendo preparadas no Japão. 

No momento, as duas alas se digladiam pela aprovação pelo Congresso Nacional da adoção do voto impresso auditável, sistema seguro capaz de confirmar o resultado das urnas eletrônicas, ante a evidência técnica de que pode haver manipulação dos resultados digitais por meio da inserção criminosa de logarítimos programados para privilegiar candidatos de esquerda — suspeita reforçada pela resistência insana da proposta por parte de esquerdistas infiltrados na mídia e nos Poderes da República. 
  

OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS 

O grupo discutiu o flagrante desrespeito do Poder Público cearense ao patrimônio arquitetônico da Cidade, evidenciado pelo derruimento do Farol Velho, ícone da Capital do Ceará, Estado em cuja bandeira ele consta. Também se lamentou a demolição recente da velha residência da família Gondim, no Centro da Cidade, prédio construído em 1912 — e tinha processo de tombamento finalizado.   

Ibiapina pontuou que os cearenses radicados fora do Estado como ele se ressentem especialmente da descaracterização arquitetônica da Capital, no que corroboraram Luiz Rego, Stênio Pimentel e Dennis, os outros três acadêmicos que residem em outras regiões do País — porque isso lhes faz perder as referências de sua cidade natal. A propósito disso, Stênio contou que em uma de suas viagens a Fortaleza chegou a se perder no trânsito, tendo que pedir informações a populares sobre como chegar ao destino pretendido.    

Saindo da estrada vicinal dos assuntos gerais, e voltando para a rodovia dos assuntos administrativos e sociais da Academia, o Presidente Reginaldo fez uma exposição das providências já em curso na organização da Assembleia Geral Ordinária de fim de ano da ACLJ, a ser realizada em dezembro próximo rebus sic stantibus — ou seja, caso o País ainda esteja em "condições normais de temperatura e pressão" no campo político, e em franca remissão em relação à pandemia.

Discutiram-se os nomes dos que serão homenageados durante a solenidade, agraciados com o títulos de Cearense do Ano e de Destaque Cearense, bem como se definiram os comunicadores que receberão a Medalha Augusto Borges.  Também se debateu sobre a locação adequada para essa grande Assembleia, que exigirá bastante espaço, para que se possam manter os protocolos sanitários, notadamente o distanciamento social.   

PERFORMANCES LITERÁRIAS

Aluísio Gurgel fez a leitura de um texto seu, que está publicado neste Blog sob o título "Isentão", em que ele explica, com muita propriedade, por que razão prefere se manter imparcial nos debates políticos e ideológicos, públicos e privados. 

Aluísio, que militou na magistratura por muitos anos, desde quando ingressou na carreira se condicionou a abstrair a sua opinião pessoal ante os conflitos a serem por ele dirimidos, o que lhe emprestou o sadio "cacoete profissional" de não se envolver em controvérsias. 

Finalmente, José Augusto Bezerra, como de hábito, exibiu uma das preciosas peças de sua rica biblioteca  — no caso um minilivro com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, impresso pela Editora Lafaiete em 1889, quando do centenário da aprovação daquele importante documento civilizatório, editado em 1789 pela Assembleia Nacional Constituinte da França, após a Revolução Francesa. 


    DEDICATÓRIA 

A sessão virtual da ACLJ realizada nestas quinta e sexta feiras, dia 30/31 de julho, foi dedicada ao empresário cearense José Roberto Nogueira, o qual, sempre sediado na sua Cidade de Pereiro, comanda a empresa Brisanet, a maior operadora de internet do Nordeste, e terceira do País em fibra ótica,  segundo dados da Anatel. 
José Roberto fundou ainda a indústria de polpa de frutas denominada Nossa Fruta Brasil, que tem como desiderato principal mitigar os males da seca, oferecendo mercado aos agricultores para as culturas da fruticultura irrigada.

Em 28 de julho último o CEO  da Brisanet comemorou IPO (sigla inglesa para para "oferta pública de ações") de R$ 6.250.000.000,00, ficando atrás apenas de M. Dias Branco e HapVida no ranking nacional dos negócios em Bolsa de Valores.


O jovem empresário será agraciado com o titulo de Destaque Cearense, na Assembleia Geral da ACLJ, em dezembro, recebendo o troféu Grandes Empreendedores Brasileiros. Seu nome foi proposto pelo confrade Geraldo Gadelha, propositura apoiada pelo nosso Membro Benemérito Beto Studart.  
  


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário