sexta-feira, 6 de agosto de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (05.08.2021)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (05.08.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta quinta-feira,  que teve duração de duas horas, nove acadêmicos e dois convidados especiais. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Estado do Rio) e o Advogado Betoven Oliveira.

Estiveram presentes também o Agente Comercial Dennis Vasconcelos (Maringá-PR), o Agrônomo e Pesquisador Luiz Rego (Rio das Ostras-RJ), o Juiz de Direito Músico e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiros), o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Procurador Federal Edmar Ribeiro, e o Músico e Representante Comercial Marcelo Melo.  




 TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu a reunião discorrendo sobre a gravidade do momento político vivido pelo Brasil atualmente, diante da ruptura institucional deflagrada entre o Presidente da República e o Supremo Tribunal Federal. Um dos dois Poderes da esfera federal, o Executivo e o Judiciário, sairá desmoralizado da contenda, caso não haja um esforço moderador pelos demais atores da política, ou um gesto consensual, de parte a parte. 

Lamentou-se essa perigosa dissenção no seio da República, momento que Reginaldo classifica como "uma esquina do destino da Nação", evento histórico agudo comparável às grandes reviravoltas da política brasileira, desde o dia do fico até o 1º de abril de 64, passando pelo "grito do Ipiranga", pelo golpe militar contra a Monarquia e pelo suicídio do Presidente Vargas. Grandes atos de revolta popular estão previstos para breve, em apoio a Bolsonaro, e contra o ativismo judiciário, de imprevisíveis consequências.  


OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS 

O grupo passou imediatamente a conversar amenidades, os confrades radicados fora do Ceará lamentando não poderem estar presentes, por enquanto, às reuniões presenciais quinzenais da ACLJ, que logo voltarão a ser semanais, todas as terças-feiras, tradição interrompida pela pandemia de Covid.

Tendo em vista conciliar as agendas dos participantes professores, os quais voltam a ministrar aulas presenciais noturnas no ensino superior, ficou decidido que as reuniões virtuais passarão a acontecer às segundas-feiras.

Essa solução convergiu para os interesses diletantes do confrade Sávio Queiroz, que se tem obrigado a participar das reuniões em trânsito, diretamente do automóvel,  a caminho das habituais caranguejadas das quintas-feiras, ou mesmo já diante de uma bacia de crustáceos. 
 

PERFORMANCES ARTÍSTICO-LITERÁRIAS

Aluísio Gurgel cantou à capela um samba de sua autoria, intitulado "Deu em Samba" — letra de excelente qualidade, melodia à altura do poema. 

Edmar Ribeiro, por sua vez, leu uma poesia burlesca do célebre "Zé Limeira", dito "O Poeta do Absurdo", personagem envolta em mistério sobre se existiu de fato, e, em tendo existido, se teria sido a sua obra, cheia de surrealismo e nonsense,  multiplicada e mitificada pelo poeta paraibano Orlando Tejo, que o biografou.

Reginaldo leu um texto autoral intitulado "Berrante", publicado em seu livro Traços da Memória - Laços da Província, Volume I, em homenagem a um amigo comum a ele e ao Betoven, o também advogado Leonardo Braga, tragicamente falecido, que é subliminarmente citado na prosa poética referida. A propósito, Betoven lembrou de um poema que o próprio Leonardo produziu.

No campo anedótico, Aluísio disse outro poema do Poeta do Absurdo, esse mais picante, e Edmar Ribeiro relatou o dia em que, na sua juventude, após uma apresentação artística de que participou, uma moça subiu ao palco para lhe pedir autógrafo mas terminou por atropelá-lo e cair por cima dele.    

Finalmente — porém não menos importante  Marcelo Melo tocou ao violão diversas canções românticas do seu vasto repertório, ficando todos saudosos dos saraus poéticos e musicais que frequentemente eram promovidos pela ACLJ, com a participação maviosa do Marcelo, antes do início da crise sanitária mundial.

Marcelo encerrou a sua performance executando duas canções de sua autoria, com letras da Poetisa Alana Girão de Alencar, membro histórico da ACLJ, intituladas "Me Empresta Tuas Asas" e "Sangrar". 


    DEDICATÓRIA 

A sessão virtual da ACLJ realizada nestas quinta-feira, dia 05 de agosto, foi dedicada ao Médico Infectologista cearense Anastácio Queiroz, ex-Secretário de Saúde do Estado do Ceará, um grande abnegado da medicina pública, que durante a pandemia tem tido exemplar dedicação, atendendo e medicando os pacientes desde os primeiros sintomas da Covid-19, salvando centenas de vidas.



Muito merecidamente, Dr. Anastácio foi agraciado nesta semana, em Brasília, com a Medalha de Mérito Médico, na classe de Comendador, láurea instituída por decreto do Presidente da República, Jair Bolsonaro, por proposição da Dra. Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde.  


   

Um comentário: