terça-feira, 31 de agosto de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (30.08.2021)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (30.08.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira,  que teve duração de uma hora e meia, dez acadêmicos e um convidado especial. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Estado do Rio), o Agente Comercial Internacional Dennis Vasconcelos e o Marchand Sávio Queiroz Costa.

Estiveram presentes também o Juiz de Direito e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro),  o Advogado e Pesquisador Sionista Adriano Vasconcelos (Fazenda Três Corações), o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília), o Procurador Federal Edmar Ribeiro, o Advogado Betoven Oliveira e o Poeta Paulo Ximenes.




 TEMAS ABORDADOS

Wilson Ibiapina abriu a reunião registrando a chuva em Brasília, depois de longa estiagem, e relatando que o cineasta cearense Mirton Venâncio, radicado em Brasília, está preparando um documentário sobre o grupo de artistas sônicos cearenses que se notabilizou nacionalmente como "Pessoal do Ceará", na década de 70.

Também anunciou que Ricardo Bezerra, o qual, assim como o próprio Ibiapina, foi uma das "eminências pardas" do Pessoal do Ceará, estaria organizando um obra com crônicas sobre o pensador mundano Augusto Pontes, que era um espécie de alter ego coletivo dos componentes daquele parnaso cearense.   

Na linha do tema sobre os artistas cearenses contemporâneos mais notáveis, Aluísio Gurgel lembrou de seu amigo Liduíno José Pitombeira de Oliveira, natural de Russas, PHD em harmonia e composição pela Universidade de Louisiana, nos EUA, e ocupante da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Música, patroneada por Ernesto Nazareth.

Na sequência, comentou-se sobre as boas cachaças brasileiras, o destilado símbolo da nacionalidade brasileira, de que o confrade Altino Farias é o Embaixador no Ceará, e o Betoven registrou que sua irmã produz em seu alambique de Cascavel um dos bons rótulos locais — a cachaça Gole de Ouro — que ele prometeu trazer à Tenda Árabe, oportunamente, para degustação da confraria. Nesse clima das libações entre amigos, Sávio Queiroz abriu uma cerveja para levantar um brinde aos convivas: Saúde!  


    DEDICATÓRIA 



A sessão virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira foi dedicada ao jovem Geógrafo Cândido Henrique de Aguiar Bezerra, atual Superintendente do Iphan-Ce, em reconhecimento de seus esforços pelo tombamento e restauração do prédio do velho Iracema Plaza Hotel, da década de 50, um dos ícones arquitetônicos do Ceará, atualmente em estado de degradação absoluta, que o Município de Fortaleza declarou não compensar recuperar. 

Candido Henrique é sobrinho do nosso Membro Benemérito, o Político e Advogado  Ubiratan Aguiar, Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União 
— sendo sobrinho também da mulher dele, Dona Terezita, filho da irmã de um e do irmão de outro, que são casados entre si. 

Ele se diz um Monarquista, o que sinaliza a sua sensibilidade política, o seu amor à tradição, e o seu apreço pela História do País.  

No referendo de 2005 o Brasil perdeu a oportunidade de adotar o parlamentarismo monárquico, e penetrar no seleto clube das 44 monarquias constitucionais, como o Reino Unido e o Japão, e de lá para cá vem sofrendo governos presidencialistas em que os titulares brincam de reis absolutos, comprando o Parlamento para o cometimento de arbitrariedades diversas, como duplicar o próprio patrimônio mandatício, ou enriquecer a si e o seu partido político com desvios de verbas do erário, através das "mais tenebrosas transações".
 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário