quarta-feira, 17 de abril de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE (16.04.19)

REUNIÃO 
NA 
 TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO
DA EMBAIXADA


Na noite da última terça-feira (16.04.2019) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos Altino Farias, Reginaldo Vasconcelos, Paulo Ximenes, Adriano Jorge, Alana Girão de Alencar, Júlio Soares, Humberto Ellery e Luiz de Moraes Rego Filho, Membro Correspondente em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Como convidado, o artista sônico Marcelo Melo.


A experiência gastronômica da semana, pela proximidade da Quaresma,  preparativa do Ciclo Pascal, foi Bacalhau ao Molho Branco, item do cardápio tradicional das culinaristas da família Vasconcelos.

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”, evento cultural semanal instituído pelo Embaixador Altino Farias, Membro Titular Fundador da ACLJ. 


Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.


              



3 comentários:

  1. Atitude muito bonita de preservação da memória da poesia.

    ResponderExcluir
  2. É o que faz com que as terças-feiras sejam diferentes dos outros dias. A fraternidade, o bride à poesia, a Embaixada da Cachaça, a Tenda Árabe.

    ResponderExcluir