sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CARTA - Carta ao Diário do Nordeste (CB)

 CARTA AO
DIÁRIO DO NORDESTE
Cássio Borges*


Nos meus 88 anos de idade fico feliz em ver esta matéria do Diário do NORDESTE de hoje, com o subtítulo PROGRAMA TEM HISTÓRIA, relembrando o início da Campanha dos 2.000 Sócios do Fortaleza Esporte Clube que idealizei em 1978, ano em que a situação financeira daquele Clube era tão difícil que não tinha condições de, até mesmo, quitar, junto a Teleceará, a conta mensal dos dois telefones de sua propriedade. 

Para começo de conversa, não poderia deixar de citar, inicialmente, o apoio que recebi do General Edmar Rabelo Maia e Cid Paracampos, dois grandes dirigentes da época, que acolheram e apoiaram aquela minha inusitada ideia, numa condição, por mim exigida, de que meu nome não fosse revelado para a imprensa. Sem dúvida, o apoio da imprensa foi fundamental para o êxito desse empreendimento. 

O acolhimento da torcida foi total e graças a outros renomados torcedores como, por exemplo, o engenheiro Egberto de Paula Rodrigues, Camilo Aguiar, José Cidrão, José Saboia Bezerra,  entre outros que não recordo o nome neste momento, faziam parte do grupo (auto dissolvido) denominado de “CARDEAIS”, a “Campanha” recebeu novos  adeptos, já agora contando como atuantes dirigentes o colega do DNOCS, economista Cleber Granjeiro e o oficial da Marinha Moacir Andrade Rabelo. O colega, também do DNOCS, Procurador  Nelson Machado Filho, era também membro da Campanha funcionando como Assessor Jurídico daquele empreendimento em caso de necessidade. 

Também merece destaque especial o ex-Presidente, deputado estadual Alfredo Machado, que devido o seu estado de saúde renunciou ao cargo obrigando-me a assumir a Presidência do Club na condição de vice-Presidente que me foi, involuntariamente (à revelia), imposto pelo General Edmar Rabelo Maia e Cid Paracampos.  O referido Deputado, desde o princípio deu total apoio a Campanha inclusive fornecendo uma sala mobiliada, no Edifício General Tibúrcio onde a Campanha exerceu às suas atividades administrativas durante quase dois anos de sua existência. 

A Campanha dos 2.000 Sócios não tinha empregados. Todos os seus membros exerciam suas funções espontaneamente. Apenas os “cobradores” recebiam um percentual pelo que recebiam. 

Para não ser mais longo, gostaria apenas de fazer um reparo nesta matéria do Diário do Nordeste de hoje apenas para dizer que o engenheiro Manoel Guimarães de Oliveira foi também membro importante da Campanha dos 2 mil Sócios, sendo eleito Presidente do Fortaleza Esporte Clube que, por sinal, fez uma grande administração naquele Clube.  

Também gostaria de citar como membro destacado daquele empreendimento o empresário Silvio Carlos Vieira Lima responsável por excelentes arrecadações financeiras durante os jantares promovidos pela Campanha em restaurantes de nossa cidade, sendo dois deles no Restaurante Caravelas na Rua Luciano Carneiro. A Campanha recebeu dezenas de outras importantes adesões como a de Francisco Camarço, por exemplo, para citar apenas este entre tantos outros membros daquele vitorioso movimento da torcida do Fortaleza. 

Este é apenas um segmento da longa história da Campanha dos 2 mil Sócios, cuja vitoriosa história deve ser resgatada. Os leitores deste-mail poderão nos corrigir em algumas falhas que eu tenho cometido, ou mesmo omissões e/ou complementações para enriquecer esta longa história, pelo que agradeço. 

Em 09.12.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário