quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

NOTA ACADÊMICA - Palácio da Luz Reinaugurado


PALÁCIO DA LUZ
REINAUGURADO

Aconteceu na noite de ontem, dia 06 de fevereiro, a solenidade de reinauguração do Palácio da Luz, na Praça dos Leões, sede da Academia Cearense de Letras (ACL), edificação histórica recentemente restaurada.



Compuseram a mesa, da E para a D, o Presidente do BNB, Marcos Holanda, o Presidente do Tribunal de Justiça, Gladyson Pontes, o Governador Camilo Santana, o Presidente da ACL Augusto Bezerra, o Presidente da Assembleia Legislativa José Albuquerque, o Prefeito Roberto Cláudio e o Comandante da 10ª Região Militar, General Estevam Cals Theophilo Gaspar. A foto é de Kleber Gonçalves, do DN.

Os auditórios foram ampliados e dotados de recursos modernos, foi inaugurada a biblioteca da entidade e  também foi reabilitada a entrada no prédio pela Rua Sena Madureira, que havia muito tempo não se usava.



Durante a solenidade, personalidades e instituições apoiadoras da ACL foram agraciados com a Medalha 120 Anos – Benemérito, e a Comenda Uma Lenda do Ceará.

O evento encerra com chave de ouro a revolucionária administração trienal do bibliófilo José Augusto Bezerra, que no próximo dia 16 passará a Presidência ao Ministro Emérito do TCU, o poeta Ubiratan Aguiar.








Foram condecorados o Governador Camilo Santana, o Senador Tasso Jereissati, o Prefeito Roberto Cláudio, o Chanceler Airton Queiroz (representado por seu filho Edson Queiroz Neto) e os empresários Beto Studart e Ivens Dias Branco (in memoriam), representado pela sua esposa Consuelo – e o Banco do Nordeste do Brasil, na pessoa de seu Presidente, Marcos Holanda. O governador Camilo Santana agradeceu em nome dos homenageados.






































Foram também outorgadas comendas aos jornalistas Lúcio Brasileiro, que também é comendatário da ACLJ, e Pádua Lopes, Superintendente do jornal Diário do Nordeste.



































A solenidade, presidida pelo bibliófilo José Augusto Bezerra, teve como Mestra de Cerimônia a escritora Regina Cláudia Fiúza, Diretora Administrativa da ACL. Foi aberta pelo toque de clarins, com a execução de dois trompetes triunfais.



Em seguida, a Camerata de Cordas da Unifor executou uma bela performance, e na sequencia houve uma rápida apresentação teatral relativa à poesia cearense, escrita pelo acadêmico Carlos Augusto Viana. 

A ACLJ estava representada no evento pelo seu Presidente Reginaldo Vasconcelos, e pelo seu Secretário-Geral Vicente Alencar. Estavam presentes ainda vários "acadêmicos ambidestros", que pertencem à ACL e à ACLJ.

São eles os nossos Membros Titulares Luciano Maia e Ednilo Soares, os Membros Honorários Fátima Veras e Durval Aires de Menezes Filho e os Membros Beneméritos Augusto Bezerra, Lúcio Alcântara e Beto Studart.


COMENTÁRIO:

Prezado Presidente Reginaldo:

Permita-me reiterar os meus cumprimentos pelo trabalho dinâmico e sensível da ACLJ, em todos os campos que lhe são inerentes. Lemos, regularmente, com muito prazer, os momentosas, consistentes e belos artigos publicados no blog oficial da entidade, o qual tornou-se uma referência para as outras Academias.

Desejamos-lhe boa sorte na apresentação, embora temporária, do programa Dimensão Total, o qual está ornado por uma sábia equipe de participantes e convidados.

Particularmente queremos agradecer o apoio da ACLJ, especialmente nas figuras do Presidente Reginaldo Vasconcelos, do Secretário-Geral Vicente Alencar, e de ilustres membros titulares, honorários e beneméritos que estiveram na Sessão Magna de Reinauguração do Palácio da Luz, icônico monumento histórico da nossa terra.

A matéria, apresentada e ilustrada de forma nobre e objetiva no seu blog de 11/02/2017, ficará como registro daquela noite memorável, que reuniu as mais altas autoridades do nosso Estado e contou com a participação entusiástica da nossa Sociedade.

Cordialmente,

José Augusto Bezerra
  Presidente da ACL

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário