quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

HOMENAGEM ANIVERSÁRIA - Nataliciante Estimada (RKGC)


NATALICIANTE ESTIMADA
Régis Kennedy Gondim Cruz*



Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017, estão em festa a Escola de Tempo Integral Filgueiras Lima (antigo Colégio Municipal), a casa do Sr. Cristóvão e Dona Lucila (os pais), o Programa de Mestrado em Linguística da Universidade Estadual do Ceará – onde cursa pós-graduação stricto sensu - e, enfim, todos os lugares por onde circula social, familiar e profissionalmente a minha colega docente, Joana Francisca Lopes dos Santos.


Ocorre de esta professora de Língua Portuguesa estar de aniversário hoje, motivo por que todos os seus amigos, membros familiares e circunstantes se comprazem com o fato de a cumprimentarem efusivamente pela data.

É uma manifestação de apreço por figura tão estimada, em razão de sua urbanidade, do fino trato com as pessoas com quem priva do convívio, em reconhecimento pela sua inteligência e preparo, pela cidadã e correta participação política, no atual momento nacional, militando na demanda de direitos e em defesa da sua categoria profissional, ao lado do marido, o também professor Humberto Santos, para quem, igualmente, dirijo fraternal abraço.

Seus parceiros de docência da nossa ETI Filgueiras Lima almejam sucesso absoluto para a nataliciante, êxito, aliás, registrado normalmente no decurso de sua vida, à medida que expressa atitudes de responsabilidade e desvelo pelo ofício que abraçou, tanto em relação à transferência de saberes, quanto no concernente às profissionais conquistas, em busca das quais peleja constantemente, sem quaisquer influências negativas na recepção dos conhecimentos por si transmitidos em sala de aula.

Incluindo na ideia da composição os meus colegas de carreira, guardo a satisfação de dedicar-lhe o seguinte soneto decassilábico português, expresso com a máxima satisfação.

N A T A L Í C I O

Dois mil e dezessete; vinte e três,
Ditosa festa anota o calendário,
Em fevereiro recaiu o mês
Do seu afortunado aniversário.

Joana Francisca traz no seu fadário
De mestra do idioma português
Um esplêndido acervo multifário
A ufanar tanto a mim quanto a vocês.

Por conseguinte, em dia assim festivo,
Pois natal incomum, celebrativo
De uma docente além do trivial,

Assente sobre admissível lógica,
Numa cumplicidade pedagógica,

Acolha nosso abraço fraternal.


*Régis Kennedy Gondim Cruz 
Docente das redes pública estadual do Ceará e 
municipal de Fortalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário