terça-feira, 18 de outubro de 2016

ARTIGO - Dia do Cirurgião-Dentista (JDVM)

A instituição do Ensino Odontológico
no Brasil no dia 25 de outubro de 1884
DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA

Prof. José Dilson Vasconcelos de Menezes*



Boca sem dentes é tal como moinho sem pedras. Mais vale um dente do que um diamante. (MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA).



À época do Brasil Colônia era frequente o fato de que famílias abastadas enviassem seus filhos para estudar na Europa, de onde regressavam graduados em Direito ou Medicina.

Dessa prática resultou que se constituísse um razoável contingente de médicos, propiciando a que D. João VI, em 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, iniciasse os procedimentos para instituição de faculdades de Medicina.

Apesar de os Estados Unidos da América contarem, desde 1840, com uma Escola de Odontologia, o ensino odontológico no Brasil, todavia, permanecia relegado.

Entre nós, não havia cursos de formação, sendo exigido dos candidatos ao título de Dentista Aprovado, submeter-se a um exame numa faculdade de Medicina. A ridicularia atingia o auge na prova prática, por consistir da extração de um dente de um cadáver.
Em 1880, o médico cearensebral, Vicente Cândido Figueira de Saboia,possuidor de vasta experiência em ensino superior, foi nomeado Diretor da Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro.

Por entender que, além da Medicina, outras profissões da área da saúde, igualmente, necessitavam participar dos avanços científicos, encaminhou à consideração da Corte um anteprojeto de Estatuto para as duas faculdades de Medicina existentes no Brasil - Rio de Janeiro e Salvador.

O documento teve excelente acolhida, tendo o Imperador D. Pedro II sancionado o Decreto de nº 9311, de 25 de outubro de 1884,mandando que fosse observado o novo Estatuto, que previa no seu artigo 1º:

Cada uma das Faculdades de Medicina do Império se designará pelo nome da cidade em que tiver assento; será regida por um Diretor e pela Congregação de Lentes e se comporá de um curso de sciencias medicas e cirurgicas e de tres cursos anexos: o de pharmacia, o de obstetrícia e gynecologia e o de odontologia”.

Com efeito, há 132 anos, o ensino odontológico passou a integrar o mosaico universitário.

O Conselho Federal de Odontologia, considerando a importância do ato realizado nessa data, sancionou a Resolução de nº 96, de 26 de junho de 1976, estabelecendo o dia 25 de outubro como a data comemorativa do Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro.





*Professor Adjunto (aposentado) e Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores; Acadêmico Emérito da Academia Brasileira de Odontologia e Acadêmico Titular Fundador da Academia Cearense de Odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário