quarta-feira, 24 de abril de 2024

NOTA LITERÁRIA - Livro "Encontro de Contas" - Vianney Mesquita

  ENCONTRO DE  CONTAS

DO
PROFESSOR E MESTRE
JOÃO VIANNEY
CAMPOS MESQUITA



O Prof. Dr. Vianney Mesquita, da Universidade Federal do Ceará, Membro Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa, Membro Titular Fundador da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo e da Arcádia Nova Palmaciana, lançará o seu 22º livro no dia 25 de abril, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará, na Av. da Universidade, nº 2346, no Bairro Benfica, em Fortaleza. 

A obra, intitulada “Encontro de Contas”, tem subtítulo que elucida totalmente o escopo desse trabalho, qual seja “Balancete de Juízos Literários, Filosóficos e Históricos” – uma coletânea de artigos da lavra do autor em que ele enfrenta temas sensíveis a respeito do melhor uso do idioma português, matéria que pertence ao seu principal campo de interesse e de domínio. 

A produção bibliográfica do Prof. Vianney Mesquita enriquece a estante de livros de qualquer dos amantes e usuários mais criteriosos do idioma pátrio, porém nessa obra em comento o autor se expande e se supera, fazendo com que o livro seja mesmo de leitura imprescindível aos bibliófilos em geral, aos estudiosos da língua e aos estudantes que pretendam se ilustrar sobre as suas nuances mais curiosas e importantes. 

Esta primeira edição de “Encontro de Contas” traz introitos qualificados e eruditos dos literatos Assis Martins e Ítalo Gurgel, e do Prof. Souza Nunes – abaixo transcrito – que analisam e atestam a excelência dessa obra, a qual será apresentada no lançamento pelo jornalista e advogado Reginaldo Vasconcelos, Presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.   

Figura solar da prosa vernácula no mundo lusófono, homem de letras fascinado pelo poder do verbo, intelectual de obstinado rigor, polímata de multividência invulgar, Vianney Mesquita oferta-nos uma obra louvável sobre todos os aspectos, porque Encontro de Contas é produto refinado do labor indefesso da pena fluente e erudita do verdadeiro amante da Língua Portuguesa.

Graças à grandiosidade de sua visão polifônica e ao seu percuciente método de análise, este balancete de juízos literários, filosóficos, linguísticos e históricos oferece uma confluência enriquecedora de saberes, por abranger, com perícia e justeza, vastos domínios do conhecimento, do Jornalismo às Letras, da História ao Direito, da Sociologia à Filosofia, da Filologia à Linguística, da Bibliofilia ao Ensaísmo, além de outras áreas das ciências. Da leitura desta obra não vai sair o leitor senão engrandecido, mais crítico e mais cônscio da realidade. 

Em linguagem clássica e sem nenhuma concessão ao brilho fácil dos discursos vazios, a obra de Vianney Mesquita, por sua riqueza lexical e propriedade gramatical, a par de sua vasta cultura humanística, contrasta com a reinante pobreza vocabular e cultural, a avultar, até mesmo, nos meios universitários, infausta consequência de um País onde se lê tão pouco. 

Se, pois, o livro é o fundador da civilização, como nos ensina o doutíssimo bibliófilo José Augusto Bezerra, porque recolhe o pensamento e o situa ao abrigo do esquecimento para o progresso da Humanidade, é com louvor que saúdo Vianney Mesquita, semeador de bons livros, como é este sua vigésima segunda obra em livro físico. E louvo-o com as palavras lapidares do também genial Castro Alves, que há mais de 150 anos vaticinou o destino ainda inconcluso de nossa América do Sul: 

Oh! Bendito o que semeia

Livros... livros à mancheia

E manda o povo pensar! 

Este Encontro de Contas é, sem dúvida, a prova incontestável de que o Autor ocupa lugar de destaque entre os que melhor cultivam o Vernáculo. Sua prosa e poesia têm o sabor dos grandes clássicos, que nos marcam depois de lidos, pelo esmero, a profundidade e a leveza com que são escritos. 

Seguramente, ler Vianney Mesquita é, como já ressaltou o saudoso Genuíno Sales, resgatar a esperança nos ideais culturais e no milagre da inteligência.

 SOUSA NUNES

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário