quarta-feira, 1 de junho de 2022

RESEHA - Reunião Virtual da ACLJ (30.05.2022)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (30.05.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e vinte minutos, sete acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Especialista em Câmbio e Comercio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro - RJ),  o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro (RJ), o Agente de Exportação Dennis Clark (Maringá - PR), o Procurador da UFC Edmar Ribeiro, o Médico, Professor e Latinista Pedro Coelho de Araújo e o Publicitário e Marchand Sávio Queiroz Costa. O convidado especial, Dr. Betoven Oliveira, convalescendo de uma fratura na perna, causada por acidente doméstico, justificou ausência pela impossibilidade de sentar-se para a reunião. 
 


TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta quarta-feira os participantes se dedicaram aos desdobramentos da Assembleia Geral Aniversária da ACLJ, ocorrido na noite do dia 04 de maio, em que se homenageou, com a Medalha Evaldo Gouveia, quatro dos integrantes do “Pessoal do Ceará” – o Ednardo, o Fausto Nilo, o Raimundo Fagner e o Belchior, este representado pela filha Vannick.

A partir dessa homenagem aos quatro compositores que mais se destacaram nas décadas de 70-80, os acadêmicos Wilson Ibiapina e Ulysses Gaspar reclamaram que, em outro evento da ACLJ, se prestasse reverência a todo o grupo que participou daquele movimento cultural, marcado pela realização da Massafeira Livre, um festival musical que se realizou no Teatro José de Alencar, por quatro dias, em 1979.


A propósito disso, Ednardo propôs ao Presidente Reginaldo Vasconcelos fosse instituída a Medalha Augusto Pontes, um dos grandes mentores do movimento, hoje falecido, e a partir daí se decidiu por realizar o evento intitulado Tributo a Augusto Pontes

A referida medalha será outorgada ao compositor Rodger Rogério e à cantora Téti, então casados, em cuja residência o Pessoal do Ceará se reunia, na  chamada casa dos cabeludos, como a vizinhança se referia a ela, segundo o confrade Stênio Pimentel, que morava em frente.  Essa grande efeméride está prevista para o dia 17 de setembro, quando estará em Fortaleza o confrade Wilson Ibiapina.

Augusto Pontes acaba de ser tema de um livro, organizado pelo publicitário e compositor Ricardo Bezerra, com textos sobre o grande e excêntrico intelectual, obra intitulada "O Amigo Genial". 

Na sequência, Sávio Queiroz propôs que a ACLJ, oportunamente, faça uma homenagem à grande jornalista Regina Marshall, falecida em 18 de maio de 2016, aos 77 anos. A proposta foi acatada, para que se inicie o processo de estudo sobre o evento. Sávio tratou ainda de suas preferência poéticas, referindo a sua poetisa preferida, a neerlandesa Ida Gardina Margaretha Gerhardt, e ao seu autor predileto, Dante Alighiere, exibindo a estatueta trazida da Itália, representando o grande escritor e sua grande paixão, Beatrice.

O Presidente Reginaldo, em seguida, narrou os dois últimos eventos de que a ACLJ participou, representada por comissões de acadêmicos, o primeiro deles é a comemoração do dia da indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), capitaneada pelo nosso Membro Benemérito Ricardo Cavalcante, no Buffet La Maison, na noite deste 26 de maio, solenidade em que foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial os empresários Ivens Dias Branco Junior, Carlos Pereira, Hermano Franck e Rogério Aguiar.



O segundo evento a que a ACLJ esteve presente, a convite do Dr. Lúcio Alcântara, foi a comemoração dos 130 anos da Padaria Espiritual, na manhã do dia 30 de maio, na capela do Cemitério São João Batista, campo santo em que a Academia Cearense de Letras e a Santa Casa de Misericórdia identificaram os túmulos  de 14 "padeiros", que foram devidamente restaurados. 

O ponto alto da referida solenidade foi a linda performance do grupo musical do Maestro Poty, coral e instrumental, que executou, inclusive, o hino da Padaria Espiritual. Ao final foi distribuído um livro comemorativo à data, organizado por Regina Pamplona e Francisco José Júnior. As fotografias nos foram gentilmente cedidas pela amiga Mônica Barroso, que posa ao lado do Maestro Poty. 



DEDICATÓRIA
 
A reunião virtual desta segunda-feira, dia 30 de maio de 2022, foi dedicada ao  ator Milton Gonçalves, falecido neste dia 30 de maio, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.  Milton Gonçalves foi um ator, diretor, sindicalista e encenador mineiro, considerado um dos principais e mais importantes atores do Brasil. Desempenhou diversos papéis importantes no teatro, cinema e televisão, ao longo de sete décadas. Fonte: Wikipédia.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário