quinta-feira, 2 de junho de 2022

ARTIGO - Queda do Império Romano (PN)

Queda do Império Romano:

um olhar sinóptico

Pierre Nadie*

 

 

O Império Oriental ou Bizantino foi fundado em 395 d.C., no governo do Imperador Teodósio, como uma medida estratégica dos conflitos e para resguardar o Império Romano. Tinha como capital Bizâncio, cidade fundada em 667 a.C e desenvolvida para a época.

 

Roma estava em crise, desde o Século II d.C, não apenas com ataques externos, mas com conflitos internos e, mesmo assassinatos de imperadores e nobres. Conflitos, sobretudo, com os povos germânicos amiudavam-se pela dificuldade de  gerir sua extensão territorial, mergulhada numa séria crise econômica. 



A expansão romana dava sinais de estacionar, as invasões territoriais eram mais frequentes, dada a fragilidade de suas fronteiras e também à diminuição da população escrava, advinda dos povos conquistados, com profundas repercussões na produção agrícola e, em decorrência, a fome grassou entre o povo, além da escassez de recursos financeiros para a manutenção de seu exército.

 

O colapso econômico  tornou as fronteiras mais devassáveis e a imigração germânica cresceu, constituindo ameaça ao poderio de Roma.

 

O imperador Diocleciano instaurou, então, uma tetrarquia: dividiu o Império em quatro regiões, cada uma com seu Imperador, porém, em pouco tempo, invasões bárbaras e disputas entre imperadores enfraqueceram tal estratégia. E, a partir de 390, os problemas se intensificaram, de tal modo que, em 395, Teodósio dividiu o Império em dois: ocidental e oriental, este chamado de bizantino, cuja capital o imperador Constantino havia mudado para Constantinopla, em 11 de maio do ano de 330, numa tentativa de controle da economia do Império.

 

Mais tarde, ante a ameaça dos belicosos Hunos, Roma fez aliança com os Visigodos para rechaçá-los, porém, após a vitória, os Visigodos depredaram e espoliaram Roma em 410, abrindo espaço para maiores incursões de invasores, que ficaram mais frequentes e mais violentas, com os Vândalos, os Francos, os Anglo-Saxões e os povos germânicos, culminando com a derrocada do Império do Ocidente, em 476, no governo do Imperador romano Rômulo Augusto. Derrota infligida pelo rei Odoacro, de Hérulo. Início da Idade Média.

 

Enquanto isso, a parte oriental, o Império Bizantino, enfrentou ameaças de Hunos e Visigodos e resistiu a crises econômicas. Atingiu seu apogeu no reinado de Justiniano, de 527 até sua morte em 565, quando se expandiu e chegou a conquistar terras no Norte da África e a Península Ibérica, que, anteriormente, eram do Império do Ocidente.

 

O declínio de Constantinopla aconteceu no século XV, quando os turco-otomanos alteraram a geopolítica, levando seu território até a Ásia Menor. E mudaram o nome de Constantinopla para Istambul.

 

O império bizantino constituiu-se o mais longevo império medieval: de 395 até 1204. Permaneceu sob o domínio turco até 1261, quando foi retomado por Miguel VIII da Niceia. A tranquilidade voltou a reinar até 1453, quando, em 29 de maio,  os Otomanos a tomaram.


Em 1922, foi criada a República da Turquia,  com sua capital em Ankara.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário