quarta-feira, 2 de março de 2022

COLUNA VICENTE ALENCAR - 1º de Março de 2022 - Ed. 3039

 VICENTE ALENCAR
TERÇA-FEIRA,
01 DE MARÇO DE 2022
EDIÇÃO Nº 3039

 

FORTALEZA - Aqui o Aeroporto Internacional PINTO MARTINS, atualmente arrendado a uma Empresa alemã, que retirou do portal de entrada o nome do grade aviador cearense. 

CEARÁ - Estado de maior produção de Artesanato do país. 

NORDESTE - Dia  a dia melhorando a transposição das águas do Rio São Francisco, com inauguração do Presidente Jair Bolsonaro, em Jati, no Ceará. 

BRASIL - Pátria do Evangelho, Celeiro do Mundo.

 

UM LIVRO DESTACANDO LAMPIÃO

Editado pela Imeph, uma Casa de Cultura aqui de nossa terra, circula desde 2015 o livro “Lampião - Rei do Cangaço”, de um dos grandes nomes da poesia em nosso país, ou seja, o cearense Geraldo Amancio (Geraldo Amancio Pereira), Membro Titular da ACLJ, que nasceu no Sítio Malhada de Areia, no velho e querido município de Cedro – terra sempre elogiada pelo Escritor Francisco Clementino Tizin também natural de lá – onde trabalhou na roça até os 17 anos.

 

Depois, sentindo que a poesia e a viola estavam no seu sangue, resolveu ser poeta-cantor, levando sua voz e seu recado ao mundo encantado da cultura, que tanto pode ser popular ou de gabinete. Mostra a força da alma, do sangue, da inteligência e do bem-querer. 

Geraldo Amancio já superou meio século de cantoria, ganhando festivais e concursos dos mais diversos, pelas suas contas, mais de 150. 

Sua paixão pela poesia fez com que “despejasse” para o mundo os livros “A Trova de Cada Dia” (Editora Prêmius), A História de Antônio Conselheiro (Editora Imepho, além de duas antologias sobre cantoria, em parceria com o saudoso jornalista, poeta e escritor Vanderley Pereira. 

Cordéis de sua autoria têm muitos espalhados por aí, graças à inúmeras publicações. No tocante a CDs, tem 15 gravados. Palestrante, falando bem de sua terra, já falou em diversos Estados do Brasil e na Universidade de Coimbra, quando os portugueses ficaram engalanados com seu conhecimento. 

É sempre presença nos programas do  gênero que são apresentados na TV. 

É também um dos nomes mais festejados da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), presidida pelo jornalista e advogado Reginaldo Vasconcelos. 

Nesse livro Lampião - Rei do Cangaço, todo em versos, Geraldo Amancio mostra toda a diversidade do Nordeste e o registro de uma era ainda hoje discutida e empolgante, mesmo sendo passados quase 80 anos da morte de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião. 

O prefácio do livro é de um dos maiores estudiosos do assunto e da Cultura do Nordeste, o Escritor e Advogado Paulo Quezado. 

A apresentação é do Poeta Rouxinol do Rinaré, nome respeitado em todo o Nordeste, membro da Academia Brasileira de Cordel, outro estudioso, no que diz respeito a época do Cangaço. 

Como não poderia faltar uma bela ilustração, foi convidado, e realizou o trabalho com maestria, o artista plástico e músico nordestino Vinícius Aurélio Borges Teixeira, conhecido por “Kazane”. Nascido em Sousa, na querida Paraíba, e radicado em Fortaleza, há muito Kazane  é  um dos artistas ilustradores que muito colaboram com a Editora Imeph e com o Ceará. 

Pintor de grandes méritos, tendo influência barroca, também é músico, integrando banda de prestígio. 

Entre os trabalhos seus, já realizados na área da ilustração, destacamos alguns: O Preço da Liberdade, Zumbi dos Palmares, Poesia em Cena, O Nordeste nas Canções de Luiz Gonzaga e A Nobreza das Ruas de Recife. 

RÁDIO GUARANI DE FORTALEZA, 24 horas no ar através da Internet. Para ouvi-la no computador, celular ou no tablete, faça a consulta ao Google, colocando este endereço: [webradioguaranidefortaleza.com.br]. Direção Artística de Gualber Calado, com Supervisão de Vicente Alencar.

 

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS: 

1 - DOLENTES

     Livro do cearense Lívio Barreto, que nasceu na Cidade de Granja. 

2 - UMA LENDA FANTÁSTICA

     Livro infantil de Ana Maria do Nascimento, Escritora  cearense nascida em Aracoiaba. 

3 - HISTÓRIA DA CARDIOLOGIA CEARENSE

     Livro dos Médicos-Escritores Gentil Barreira de Aguiar Filho e José Maria Bonfim de Morais. 

4 - QUANDO OS IPÊS FLORESCEM...

     Livro da escritora cearense Gracinda Calado Barros, nascida em Baturité. 

5 - ESPELHO DE CRISTAL

     Livro do poeta cearense Wilson Fernandes, que foi um dos grandes colaboradores da Universidade Federal do Ceará.

 6 - ESTADO, CONSTITUIÇÃO E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

     Livro do professor e escritor cearense Filomeno Moraes. 

7 - CATEDRAIS DE AREIA,

      Livro do escritor cearense Zé Alencar (Francisco José Alencar) nascido na Cidade de Piquet Carneiro. 

8 - RETALHOS DE UMA VIDA

     Livro do escritor cearense Joaquim Parente, nascido em Camocim. Membro da Alamece e da Academia   Camocinense de Ciências, Artes e Letras  (Accal).

9 - ANTOLOGIA TERRA DA LUZ

      Livro da Editora Diário do Nordeste, Coordenado pelo  Professor Carlos D'Alge, publicado em 1998. 

10- REDONDILHAS

      Livro do cearense José Albano (1882-1923) editado em 1912.

 

SAUDADES

Se ainda estivessem conosco seriam cumprimentados hoje pelo aniversário, o Professor Magdaleno Girão Barroso e o Jornalista Luis Celso de Oliveira, que foi Presidente da Aceji. 

PARABÉNS!

Aniversariando hoje os Jornalistas Luís Solon e Lúcia Galvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário