segunda-feira, 28 de março de 2022

ARTIGO - Eu Na Cúpula (AF)

 EU NA CÚPULA
Altino Farias* 



Na tarde do domingo, dia 12 de março, recebi uma chamada de vídeo pelo Whatsapp do amigo Nélson Duarte. Como a ligação não completou, e eu sabia que ele estava reunido com seus pares da Cúpula da Cachaça na Pousada Macaúva, em Analândia, São Paulo, participando do V Ranking da Cúpula da Cachaça, achei que tivesse sido uma chamada acidental e desconsiderei. Minutos depois nova chamada, devidamente atendida, e aí veio a grande surpresa: um convite para ser membro da Cúpula, convite esse aceito de pronto e com muita honra.

 

Fundada há dez anos, a Cúpula da Cachaça é um confraria de admiradores, apreciadores e especialistas em cachaças, e tem por finalidade “incentivar o desenvolvimento e a profissionalização dos setores de aguardente de cana, cachaça e demais destilados brasileiros, e defender e trabalhar pela valorização e incremento da imagem pública da cachaça, destilado nacional brasileiro”. Atualmente composta por quatorze membros de todo o Brasil, a cada dois anos ela realiza, dentre outras atividades, um ranking que elege, ao final do concurso de três etapas, as cinquenta melhores do país. 

Bem, na sequencia, o Sr. Manoel Agostinho, atual Presidente da Cúpula, entrou em contato comigo via e-mail formalizando o convite através de documento eletrônico, o qual foi respondido, positivamente, de imediato. 

“... Assim sendo, Altino, temos a honra e o prazer de convidá-lo a vestir a nossa camisa, a camisa do legítimo destilado brasileiro, e se tornar, a partir da data de hoje, membro efetivo da Cúpula da Cachaça”.

 


Finalizando meu acesso à Cúpula, recebi sábado, dia 23 de março, das mãos do amigo Nélson Duarte, a camisa promocional da entidade, simbolizando minha posse como membro efetivo. Um forte abraço e um brinde selaram esse momento. 

Desde a primeira vez que ouvi falar na Cúpula da Cachaça acompanhei seus passos de longe, sempre com respeito e admiração, tanto à entidade em si, quanto aos nomes que a compõe hoje, e a compuseram ao logo do tempo. 

Eleito por aclamação, com mais dois grandes nomes da cachaça, Illan Oliveira e Nina Bastos, modestamente, jamais imaginei, nem em meus melhores sonhos, que um dia estaria lá, entre os tais integrantes da Cúpula, e agora sou um deles!

Sim, isso merece um brinde, o qual eu compartilho com todos os amigos particulares e clientes da Embaixada da Cachaça, que têm me acompanhado nessa trajetória. TIM, TIM!


 


NOTA DO EDITOR 

A cachaça é o único destilado nacional. Está para o Brasil como o uísque está para a Escócia, o gim para a Inglaterra, o saquê para o Japão, a tequila para o México, o Rum para o Caribe e a vodca para a Rússia – bebidas que são os respectivos símbolos nacionais, no campo do etilismo gastronômico. 

Hoje a cachaça – que se não for produzida no Brasil se denomina genericamente “aguardente de cana” – é item da nossa pauta de exportação, à medida que a indústria se moderniza e sofistica, e que a qualidade da bebida se aprimora, elaborada com canas especiais e métodos naturais, resguardada a excelência dos rótulos mais tradicionais. 

O engenheiro Altino Farias, Membro Titular da ACLJ, é o cearense mais engajado na valorização desse produto genuinamente nacional, trabalhando contra a visão estigmatizada da bebida, ainda considerada por alguns como grogue popular de baixa qualidade – mesmo labéu que todas as demais bebidas citadas superaram, cada uma a seu tempo, em seus países. 

Altino fundou a Embaixada da Cachaça em Fortaleza, e hoje já se destaca no movimento nacional de produtores, comerciantes e especialistas na bebida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário