sábado, 12 de março de 2022

CINEMA - Afinal, Qual É o Melhor Batman?

 Afinal,
qual é o melhor Batman?
João Pedro Gurgel*

 

 

A dúvida é atual e pertinente. O filme de Matt Reeves chegou. Trouxe Robert Pattinson vivendo o icônico personagem, que já soma quase um século encantando gerações de fãs. Diante de tantas releituras, uma dúvida se sobreleva: afinal, quem foi o melhor a dar vida ao homem-morcego?

 

A questão demanda um parâmetro. Se analisarmos em termos de bilheteria, a trilogia de Christopher Nolan alçou uma das maiores da história do cinema. O atual “The Batman” já soma a 2ª maior bilheteria desde o início da pandemia. Contudo, se considerarmos apenas números e vendas, corremos o risco de cometer graves injustiças quanto aos bravos atores que antecederam a mídia e o aparato tecnológico de que dispomos hoje.


 

A pergunta volta a não ter resposta, cabendo então ser reformulada. Repensada. Para questionar: o que faz de Batman, Batman? O que há de especial na história de um homem fantasiado que busca justiça?

 

Ora, Batman não tem poderes. Não solta lasers. Não voa. Mesmo dispondo da criatividade e possibilidades dos roteiristas em quadrinhos, Batman nunca deixou de ser um homem. Finito. Limitado. Quebrantável. Mas, mesmo assim, nunca deixou de ser um herói aos nossos olhos.

 

Isso porque o que talvez faça de Batman, Batman, não seja a luta, as roupas ou os recursos. É a virtude. A luta por justiça. A irresignação de perder para o mal. A habilidade de dia e noite fazer o que acredita, independente das sombras que o rodeiam.

 

Tudo isso me leva a crer que o mundo está cheio de “Batmans”. Não nos faltam exemplos de pessoas que devotam a vida a uma causa, de forma a se tornarem símbolos de suas lutas. Seja o combate às desigualdades sociais. A luta pelo meio ambiente. Por mais solidariedade. Enfim. Todas estas e muitas outras lutas prescindem de recursos e capas, e aproximam cada um de seus atores, do que é ser um herói.

 

O melhor Batman, afinal, não precisa ser o do cinema. Ele (ou ela, a Batwomen) pode estar na sua cidade. Na sua rua. E até mesmo na sua casa. Enfim. O melhor Batman pode estar até dentro de você mesmo. E não espere “batsinal” para cumprir o seu chamado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário