terça-feira, 29 de maio de 2018

NOTA JORNALÍSTICA - A SOCER Presta Homenagem a Paulo Aragão


A SOCIEDADE
CEARENSE DE CIDADANIA
PRESTA GRANDE HOMENAGEM
A PAULO MARIA DE ARAGÃO



Transcorreu na noite de ontem (28.05.18), no Teatro Chico Anysio, na Av. da Universidade, em Fortaleza, a solenidade de relançamento do livro “Rua Carapinima – Ecos e Ícones”, do professor, jornalista e advogado Paulo Maria de Aragão, falecido em 1º de dezembro de 2015, Membro Titular Fundador da ACLJ.

O evento, muito concorrido, foi providencialmente marcado para a data do aniversário de nascimento do saudoso autor da obra, e foi capitaneado pela sua irmã, a qual o sucedeu na ACLJ, a Profa Dra Luciara Silveira de Aragão e Frota, acolitada por sua filha Desirée.  

Organizado pela Sociedade Cearense de Cidadania (SOCER), o relançamento do livro teve caráter simbólico, tendo em vista que a presença do autor era virtual, enquanto praticamente todos os convidados, dentre seus muitos amigos e parentes, já possuem o seu precioso exemplar autografado, desde o lançamento original, ocorrido em dezembro de 2011.



Ao longo da belíssima cerimônia a SOCER outorgou a Comenda Dom Helder Câmara ao pianista Amauri de Paula Pessoa, o Colar de Mérito Institucional à Dra. Carolina Martins de Aragão, e a Medalha de Ética Paulo Maria de Aragão a doze personalidades cearenses.

Receberam a láurea o Procurador Jacinês Luz, o Prof. Fco. Soares, a Desembargadora Gisela Costa, o Dr. Gustavo Regis Vasques, o Fotógrafo Leonardo Henriques, o Prof. Manuel Arruda, o General Manoel Theóphilo, a Dra. Neide Galhardi, o Dr. Marcílio de Amorim, o Radialista Tom Barros, o Advogado e Jornalista Reginaldo Vasconcelos e o Comendador Nonato de Castro, o qual encerrou a solenidade falando pelos homenageados.




Reginaldo Vasconcelos, que recebeu a Medalha de Ética Paulo Maria de Aragão da Prof. Dra. Aleuda Fernandes, quebrando o protocolo requereu o microfone ao Mestre de Cerimônia (o humorista Jáder Soares, o Zebrinha, um dos diretores daquele teatro), tomando a palavra para dividir o laurel com os demais integrantes da ACLJ, confraria que preside, nominando a comissão de confrades ali presentes, representando toda a sua quadratura social. 

Foram citados o Prof. Dr. Rui Martinho Rodrigues, o Jornalista Vicente Alencar, o Poeta Paulo Ximenes  e especialmente o Advogado Adriano Vasconcelos, "padrinho acadêmico" de Paulo Aragão, e o Jornalista Arnaldo Santos, que propôs a aclamação do nome de Luciara Aragão e Frota para a sucessão do irmão na Cadeira de nº 37 da ACLJ, patroneada por Rodolfo Espíndola. 

A aclamação de Luciara ocorreu durante a Sessão da Saudade em que a Academia prestou a tradicional homenagem póstuma a Paulo Aragão, em 19 de dezembro de 2015 – quando foi descerrado o retrato pictórico dele, obra de arte pintada em óleo sobre tela pelo artista plástico Messias Batalha, a qual foi exibida ontem, em destaque, no cenário do teatro.



  

6 comentários:

  1. Sem palavras para este acontecimento brilhante ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Andi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos q organizaram e abrilhantaram o evento. Agradável, organizado, impecável! Dra Luciara foi uma honra!

    ResponderExcluir
  3. Foi uma noite inesquecível e muito emocionante!Agradeço a presença de todos. Foi um prazer imenso lhes receber.
    Eugenia Desirée Frota .

    ResponderExcluir
  4. Que linda homenagem, Dra. Luciara!
    Sinto-me honrada por ter recebido fotos do evento, em primeira mão, através de sua pessoa.
    Todos que participaram da organização do evento estão de parabéns!
    Soraya Khallan - Paraty - RJ

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a SOCER pela bonita solenidade em homenagem a personalidades dignas de merecimentos.Parabéns Luciara sua atuação nesse âmbito cultural merece aplausos.Cordial abraço.Ana Sampaio

    ResponderExcluir
  6. Linda homenagem!! Parabens a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir