terça-feira, 16 de janeiro de 2018

SONETO DECASSILÁBICO PORTUGUÊS - O Silêncio Visto Por Dentro (VM)


O Silêncio
Visto por Dentro
(Título de livro de Neide Azevedo Lopes)
    Vianney Mesquita*


Ouve a voz do Silêncio, pois é a fala de tua alma. (FRANCISCO VILLAESPESA – Laujar de Andarax, 15.10.1877; Madrid, 09.04.1936. Poeta e dramaturgo espanhol do modernismo).



 Dos corcéis rememoro seus galopes
E em latinas corridas me concentro;
A Via Ápia da vida, pois, adentro,
Sem manifestar medo dos ciclopes.

Oh tu, cicuta! Por mais que me dopes,
Nem Sócrates, que foi teu epicentro,
Permitirá me faças hipocentro
De unguentos, peçonhas e xaropes.


Na batalha de gládio, então, reentro,
De energia me faço o microcentro,
Luto contigo, desde que me topes.

Ruy Barbosa ideou o adedentro (**)
E eu, no silêncio que é visto por dentro, 
Saúdo a Neide Azevedo Lopes.


**Adedentro é vocábulo cunhado pelo intelectual baiano Ruy Caetano Barbosa de Oliveira e significa interiormente  advérbio. Adefora  impende dizer-se conota, a seu turno, do lado de fora, exteriormente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário