segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

CRÔNICA - O Certo, o Justo e o Belo (JPG)


O CERTO, O JUSTO E O BELO
João Pedro Gurgel*



Na peça de cinema “O Advogado do Diabo”, Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um jovem advogado. Promissor, ético e prudente. Nunca perdeu um caso. É reconhecido por sua beleza física e sua forma ímpar de defender seus clientes.

Certo dia, John Milton (Al Pacino) o convida para trabalhar em sua banca de advogados, tida como uma das maiores do mundo. Encantando pelo convite, Kevin aceita sem pestanejar. Sente que seu passado de pobreza e de vida interiorana vai ser deixado de lado, pois agora terá o melhor salário, os melhores carros, grandes jantares, viagens internacionais, etc.

Sem querer dar “spoiler”, adianto que o final do filme tem cunho épico: Kevin percebe que não estava trabalhando para si, mas sim por sua vaidade. Mais que isso: pela vaidade dos outros também. Defendendo traficantes, violentadores sexuais, estelionatários, enfim, gente que, mesmo cometendo toda sorte de atrocidades morais, queriam se dizer quites com a lei. E Kevin, por vaidade, havia aceitado defendê-los.

A meu ver, “O Advogado do Diabo” não é bem uma ficção. Soa mais como uma metáfora. O mundo jurídico atual, infelizmente, enclausurou-se em seu tecnicismo. Buscam-se brechas na lei (seja na sua literalidade, seja nos seus silêncios) para defender, não o que é correto, mas sim “o que a lei diz ou deixa de dizer”. Certo e errado, justo e injusto, verdadeiro ou falso são diagnósticos facilmente desprezados. Em nome de quê?

Da vaidade. Da vaidade em prol de manter a fama de imbatível nos tribunais; a vaidade daqueles que usam do cargo como supremacia moral e dele tiram vantagens escusas; a vaidade dos criminosos que anestesiaram sua consciência de tal forma que uma sentença de absolvição é quase um salvo conduto para sua alma.

Enfim, vaidade. Ela nos faz esquecer que, na verdade, o certo, o justo e o verdadeiro são as faces de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário