quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

NOTA JORNALÍSTICA - Confraternização dos Bibliófilos


CONFRATERNIZAÇÃO
DOS BIBLIÓFILOS





A Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi) promoveu confraternização natalina na noite do último dia 06 de dezembro, no Salão Humberto Cavalcante do Ideal Clube de Fortaleza. A entidade é presidida pelo insigne José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da Academia Cearense de Letras (ACL) e Membro Benemérito da ACLJ, na imagem, com a sua esposa Bernadete. 

Durante o evento tomou posse como novo integrante da ABBi o advogado e jornalista Reginaldo Vasconcelos, Presidente da ACLJ, que foi saudado pelo Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da ACL.















Entre as atrações da noite, o tradicional Auto de Natal do folclore católico português, coordenado pela poetisa Beatriz Alcântara.

Dona Beatriz, Primeira-Dama do Governo Lúcio Alcântara, é imortal da Academia Cearense de Letras e tem origem lusitana. 

A cargo do Presidente José Augusto Bezerra a distribuição de brindes e o sorteio de livros preciosos e de manuscritos raros.






Houve ainda a outorga da Medalha do Centenário de Rachel de Queiroz à escritora e bibliófila Fernanda Quinderé, Presidente da Academia Fortalezense de Letras.




O imortal da ACL, professor, escritor e bibliófilo Batista de Lima, também recebeu a Medalha do Centenário de Rachel de Queiroz. Ambos foram saudados pelo Príncipe dos Poetas Cearenses, Linhares Filho, em louvor de seu trabalho acadêmico e literário sobre a paraninfa da medalha.

A Medalha do Mérito Cultural José Mindlin foi conferida à escritora Ana Miranda, cuja atividade literária tem reconhecimento nacional – a maior romancista brasileira da atualidade. Ela foi saudada pela também escritora cearense Angela Gutierrez, Vice-Presidente da ACL.




A solenidade contou com a presença de diversas personalidades ligadas às letras cearenses, algumas das quais foram agraciadas com brindes literários. A reunião foi regada a vinho, com salgados quentes e serviço de bufê a cargo da excelente cozinha do Ideal Clube. 

A ACLJ estava representada no evento pelo seu Presidente, Reginaldo Vasconcelos, pelo seu Secretário-Geral, Vicente Alencar, pelo seus Membros Beneméritos José Augusto Bezerra, Ubiratan Aguiar e Lúcio Alcântara, pelo Membro Titular Fundador Luciano Maia e pelos Membros Honorários Ana Miranda e Ednilo Soares.     



  




   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário