quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ARTIGO - Reflexões Sobre Política Externa (LA)


Reflexões sobre
Política Externa
Luciara de Aragão*



No mundo de hoje, com mais de 190 países, o modo como esses países se relacionam, pensam e se defendem obedece a um planejamento de política externa concorde os seus interesses e objetivos nacionais. A política externa de um país é uma política pública definida por um conjunto de medidas, decisões e programações utilizadas pelos governos para direcionar suas ações de política externa buscando a melhor inserção possível na cena internacional.

(.............................................................................................)

Embora a estabilidade e a justiça sejam os fortes pilares voltados à universalidade do termo “legitimidade”, reconheceu por igual “que o sentido da estabilidade e da justiça não são unívocos, e se postam ao fogo anárquico e seletivo do poder (Lafer, citando Gelson Fonseca p.15). Estas referências de base heurística não dispensam, contudo, a experiência do concreto, a prática e o como operacionalizar o espaço das propensões de cada uma das negociação inerentes à política externa.

Para o intelectual que as estuda, cada estado pode parecer integral e independente como base de uma evolução distinta. De certa maneira isto é verdade, pois muitos dos dados do seu equilíbrio requerem um grau de plausibilidade. Examinando os modos relativos ao exercício de poder e força na sociedade internacional, podemos perceber a articulação do controle e atuação do governo nas esferas de influência e de poder mundial...

PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO ARTIGO ACIONE O LINK ABAIXO



Um comentário: