EXPOSIÇÃO
INDISCIPLINADA
Na última terça-feira, dia 07 de novembro, a Biblioteca Pública do Ceará abriu uma mostra da coleção bibliográfica do Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, nosso 4ª Membro Benemérito, contando com 19 mil livros e centenas de jornais, exposição que ficará aberta ao público, das 9 às 20 horas, até o dia 29 deste mês.
Denominada “Exposição Indisciplinada – Um Passeio Pela Coleção do Bibliófilo Lúcio Alcântara”, ela apresenta o acervo bibliográfico de um dos maiores políticos e intelectuais cearenses contemporâneos – historicamente Deputado Federal, Prefeito de Fortaleza, Governador do Estado e Senador da República. O médico Lúcio Alcântara foi ainda presidente do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, bem com da Academia Cearense de Letras.
MEMORIAL EDSON QUEIROZ
COMPLETA DOIS ANOS
O Instituto Myra Eliane, na pessoa de seu presidente, Igor Queiroz Barroso, na noite deste dia 07 de novembro, comemorou dois anos de fundação do Memorial Edson Queiroz, instalado na cidade natal do grande empresário, a praiana Cascavel, a 64 Km de Fortaleza.
O empresário Igor Barroso, que é neto de Edson pelo lado materno, e, pelo lado paterno, de Parsifal Barroso, antigo governador do Ceará, tem se consagrado como o grande guardião da memória da família.
Através do Instituto que leva o nome de sua mãe, Myra Eliane, precocemente falecida, Igor, nosso 12º Membro Benemérito, já promoveu a edição e a divulgação de biografias e a reedição de obras de autoria de seus ilustres ascendentes.
Em 2020, em convênio com a Prefeitura de Cascavel, tendo à frente o advogado Tiago Ribeiro (na foto, atrás do bolo de aniversário, com o casal Igor e Aline), o Instituto Myra Eliane restaurou um grande prédio cedido pela edilidade local e ali instalou um belo memorial da vida de seu avô materno, tragicamente falecido em 1982, um dos maiores empreendedores do Estado, instituidor da Fundação Edson Queiroz, a que pertence a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Estiveram presentes à missa de ação de graças, celebrada na Matriz de Cascavel, e ao coquetel que a ela se seguiu, as filhas de Edson Renata e Lenise.
Representando a ACLJ o seu presidente, Reginaldo Vasconcelos, e o advogado, professor e Reitor Emérito da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, Membros Fundadores da Academia.
Também presente o repórter fotográfico Luis Carlos Moreira, nosso Membro Honorário, que cobriu o evento para a coluna Sisi do Diário do Nordeste, da comunicadora Jeritza Gurgel, e que é o autor das imagens que ilustram esta nota.
No final da solenidade o Presidente Reginaldo Vasconcelos anunciou que será instituída pela ACLJ a Medalha Chanceler Edson Queiroz, e que o primeiro agraciado será o Prefeito Tiago Ribeiro, pelo grande apoio institucional que emprestou ao Instituto Myra Eliane, contribuindo assim para a fundação do memorial – comenda a ser outorgada na Assembleia Geral Aniversária da ACLJ, em 04 de maio de 2024.
AMIGOS
DA MARINHA
A Capitania dos Portos vai outorgar a “Medalha Amigo da Marinha” ao presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos, que, representando a Confraria, receberá essa distinção (entre outros recipiendários meritórios), na manhã do dia 20 de novembro, na sede daquela instituição militar, no Mucuripe.
A comenda será concedida em reconhecimento dos esforços pela restauração do chamado “Navio de Pedra” – equipamento pedagógico e histórico da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará – obra que foi patrocinada pelo Grupo M. Dias Branco, por solicitação da ACLJ à sua 13ª Benemérita, a Dra. Graça Dias Branco da Escóssia, Diretora Financeira do referido conglomerado industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário