quarta-feira, 29 de novembro de 2023

NOTA ACADÊMICA - Terceira Reunião da Arcádia Alencarina

 TERCEIRA REUNIÃO
DA
ARCÁDIA ALENCARINA

 

A Terceira Reunião da Arcádia Alencarina, que teve lugar à bordo da Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM-CE), a convite do seu Comandante, o Capitão de Fragata Daniel Rocha, na noite de plenilúnio desta segunda-feira, dia 27 de novembro, foi uma experiência mágica e memorável.


 

Durante o evento tomaram posse na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) o jornalista e poeta Barros Alves, e o memorialista, músico e compositor George Tabatinga, respectivamente na titularidade da Cadeira de nº 8, patroneada pelo Barão de Studart, e na Cadeira de nº 39, cujo patrono é o publicitário Tarcísio Tavares. 

Na oportunidade se comemorou ainda a reinauguração do “Navio de Pedra”, equipamento pedagógico e histórico da EAM-CE, inaugurado em 1947, restaurado sob os auspícios do Grupo Empresarial M. Dias Branco, por solicitação da ACLJ, que contou com a parcimônia e a generosidade da Dra. Graça da Escóssia e de Dona Consuelo Dias Branco, que são Beneméritas da nossa Academia.



Durante a reunião, presidida pelo anfitrião, o Comandante Daniel Rocha, e tendo como convidado especial o jornalista Edilson Araújo, se iniciaram as discussões para a escolha da “Palavra do Ano de 2023”, já tendo sido propostos os termos “resiliência”, que se tornou uma panaceia linguística para todos os usos, e “terrorismo”, muito articulado desde o dia 08 de janeiro, e depois em relação às escaramuças bélicas na Europa Oriental e no Oriente Médio, seja de forma correta, seja com semântica distorcida.

Entre os convidados o Casal Elizabeba e Rubem Rebouças, Promotores de Justiça, e o Procurador do Município Jacinês Luz, além das famílias dos árcades e dos acadêmicos empossandos. 

O acadêmico César Barreto executou com voz e violão a "Canção do Mar", de sua autoria, em parceria com o poeta pernambucano, Marcus Accioly, e o confrade Pedro Bezerra de Araújo, que leu um texto de Catherine Rabeth.

A experiência gastronômica, a cargo das culinaristas da  família Vasconcelos, servida magistralmente pelos competentes taifeiros da EAM, se constituiu em duas opções de campanha da categoria dos risotos, representando o mar e o sertão,  arroz de Carneiro e Arroz de Camarão, ambas muito apreciadas por cada um dos comensais.

O grupo de convivas foi brindado ao final com um desfile da Banda de Música da EAM-CE, que, entre outras canções, executou o Cisne Branco, Hino da Marinha Brasileira, e a Ode Alencarina, Hino da ACLJ.

Fotos: Cira Leona - CL Produções
Vídeo: Jô Nogueira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário