terça-feira, 21 de novembro de 2023

NOTA SOCIAL - Medalha Amigo da Marinha

SOLENIDADE DE OUTORGA
DA
MEDALHA AMIGO DA MARINHA

A Capitania dos Portos e a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará promoveram, na manhã desta segunda-feira, a outorga anual da “Medalha Amigo da Marinha”, desta feita a 47 agraciados, dentre destacadas personalidades locais que, de alguma maneira, terão contribuído para a boa interação entre a Marinha e a sociedade cearense.


Dentre os laureados o Presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), Reginaldo Vasconcelos, pelo bom relacionamento institucional estabelecido, desde o ano passado, entre a entidade cultural que ele preside e a Escola de Aprendizes Marinheiros.


 


Notadamente por ter a instituição intercedido junto ao Grupo Empresarial M. Dias Branco pelo patrocínio da restauração do chamado “Navio de Pedra”, equipamento pedagógico da Escola de Aprendizes-Marinheiros, aporte que foi concedido por deferência da sua Vice-Presidente Financeira, a Dra. Graça Dias Branco da Escóssia, Membro Benemérito da ACLJ. 

A solenidade, que teve lugar na Capitania dos Portos, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, transcorreu nos moldes das cerimônias militares, com pontualidade e organização absoluta. 

Agraciados de pé em um dispositivo,  execução reverente do Hino Nacional por Banda de Música ao vivo, discursos concisos e breves do Almirante Elis Treidler Öberg e do Capitão dos Portos, Anderson Valença, entrega de medalhas,  cumprimentos e aplausos, tudo seguido por um lauto coquetel.

 

Antes do início da solenidade, enquanto anfitriões, recipiendários e convidados se congraçavam no salão, a Banda de Música da Escola de Aprendizes-Marinheiros executou a Ode Alencarina, Hino da ACLJ, uma distinção concedida pelo Capitão de Fragata Daniel Rocha, Comandante daquela instituição de ensino militar. 


No texto abaixo, Reginaldo Vasconcelos descreve o seu sentimento em relação a essa homenagem recebida, bem como o seu apreço para com a Marinha Brasileira.    

Quando uma pessoa simples como eu recebe a notícia de que será alvo de uma homenagem como esta, a primeira sensação que lhe assoma ao espírito é de que não tem méritos para tamanha deferência, e de que os que lhe a concedem devem estar equivocados quanto ao seu valor intrínseco, e quanto à sua importância social. 

Intimamente não se escapa de sentir-se vaidoso e horado, é claro, tomado de ternura e gratidão pelos que distinguiram o seu nome, porém, sempre desconfiado de que é da generosidade deles que lhe vem o galardão, sendo o brilho deles e a sua grandeza moral que se refletem no seu gesto, especificamente o caso do Comandante Daniel Rocha e do Capitão Anderson Valença, bem como dos demais integrantes da sua corporação. 

Porém, o nome desta comenda que recebi não transporta equívoco algum, porque, para mim, esse nome expressa uma verdade absoluta: eu me sinto de fato um amigo da Marinha, a Rainha das Forças Armadas Brasileiras – a mais antiga, a mais intrépida, a mais estética, a mais romântica. 

A Marinha é casa de patriotas, detentores de minha admiração e reverência, como os Almirantes: Tamandaré, um gaúcho; Almir Garnier; um carioca; e Marcos Sampaio Olsen, um cearense, para citar apenas três grandes Comandantes da Armada Brasileira. 

E o meu confrade Barros Alves, grande intelectual, que também foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha, adverte que o Tenente-Coronel Costa Barros, cearense do Aracati, que foi Presidente da Província do Ceará entre 1824 e 1828, tinha sido Ministro da Marinha Brasileira até o ano anterior.   

O meu estimado amigo General Pinto Sampaio, Comandante da 10ª Região Militar, que não pôde comparecer à solenidade de outorga por força maior, não fique ele com ciúme, porque eu também tenho grande apreço pelo Exército de Caxias, um infante que sou, um dos fundadores da Sociedade de Amigos do 23 BC, no ano 2000. 

Também fundador daquela entidade o grande empresário Ivens Dias Branco, que prestara o serviço militar naquele Batalhão de Caçadores, saudoso Membro Benemérito da nossa Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, cujo grupo empresarial que criou, o M. Dias Branco, atendeu o nosso apelo e patrocinou a restauração do Navio de Pedra da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. 

Aliás, grandes famílias cearenses nos dão orgulho, algumas umbilicalmente ligadas à nossa Academia. A família Sampaio do Ceará, por exemplo, tem uma extensa folha de serviços prestados às Forças Armadas Brasileiras como um todo. Por exemplo, além do Coronel Adyr Sampaio, com Dona Ana e sua prole de fardados ilustres, o grande Antônio de Sampaio, Patrono da Infantaria, e o referido Almirante Marcos Sampaio Olsen, atual Comandante da Marinha. 

A Medalha Amigo da Marinha, que tanto me honra e engrandece, eu divido com a nossa Academia, representada na solenidade de outorga pelos acadêmicos Rui Martinho Rodrigues, Arnaldo Santos, Sávio Queiroz Costa, Pedro Bezerra de Araújo, Adriano Vasconcelos, George Tabatinga, Humberto Ellery, além do insigne Barros Alves. É a serviço dela que me mobilizo, e foi através dela que o Grupo M. Dias Branco concedeu o mencionado patrocínio.

Faço aqui especial menção remota ao acadêmico Stenio Pimentel Gomes, cearense residente no Rio de Janeiro, que serviu à Marinha de Guerra por seis anos, e que a ela credita os princípios morais que o fizeram tornar-se o homem digno e o profissional vitorioso que seria no futuro, como advogado especialista em câmbio e comércio exterior. 

Enfim, de minha parte, garanto que pelo resto da minha vida farei jus de merecer a Medalha Amigo da Marinha – ainda que até hoje tenha tido poucas oportunidades de fazê-lo – mas ciente de que, por mínimas e raras que tenham sido as chances de glorificar a Marinha Brasileira, como homem de letras, fiz por onde aproveitá-las. 

Reginaldo Vasconcelos


Cobertura fotográfica e cinegráfica da CL Produções, do casal Cira Leona e Rocélio.

ACIONE O LINK PARA ACESSAR O VÍDEO

https://drive.google.com/file/d/164NCqVUhIBv17z4q-uRaRHdWIDat0Hzp/view?usp=sharing


A cobertura de televisão da TV Fortaleza, com o Produtor Leonardo Pedreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário