segunda-feira, 28 de junho de 2021

COLUNA VICENTE ALENCAR

 VICENTE ALENCAR
SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2021
 

FORTALEZA  – Aqui nasceu o Escritor Antônio de Albuquerque Sousa Filho.



O Escritor e Tribuno Neuzemar Gomes de Moraes, homenageado pela Prefeitura de Iracema, que lhe concedeu a Medalha Moura Brasil, a maior comenda daquele município, vem recebendo, de todo o Brasil, cumprimentos dos mais diversos dos seus conhecidos e amigos (Nota).

Artur Eduardo  Benevides, saudoso ocupante da Cadeira 5 da Academia Cearense de Letras (ACL), falecido em 21 de setembro de 2014 em Fortaleza, faria 98 anos no próximo mês de Julho, precisamente no dia 25, pois nasceu em 1923, na Cidade de Pacatuba. 

Presidiu com  brilhantismo a Academia Cearense de Letras, além de ser membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. 

Esse ex-Presidente da ACL foi um dos mais expressivos tribunos da nossa Academia Cearense de Retórica, graças a força da sua Cultura e potência de voz. 

Artur Eduardo Benevides exerceu ainda numerosos cargos em nossa vida pública, tendo sido Diretor do Arquivo Público, do Departamento Regional do Senac, do Departamento de Cultura da Reitoria, da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e do Centro de Estudos Brasileiros em Rosário, na Argentina. 

Dirigiu a Faculdade Católica de Filosofia, e foi professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras (depois Curso de Letras) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Integrou o Conselho Universitário da UFC e foi Diretor do Centro de Humanidades dessa Universidade, da qual era Professor Emérito, como também o era da Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

Integrou também o Grupo Clã, e foi o quarto detentor vitalício sucessivo do título de Príncipe dos Poetas Cearenses. 

Seu primeiro livro foi publicado em 1944, com o título Navio da Noite. 

 

NOTA BENE

 

MEDALHA  MOURA BRASIL  HOMENAGEIA
TRIBUNO NEUZEMAR GOMES DE MORAES

O grande Tribuno Cearense Neuzemar Gomes de Moraes, ex-Presidente da Academia Cearense de Retórica, e Membro Titular do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, vem de conquistar mais uma grande vitória em sua brilhante carreira de advogado atuante. 

A Prefeitura de Iracema, na Região Jaguaribana, vem de homenageá-lo, outorgando-lhe a Medalha Moura Brasil, a maior Comenda do Município, face ao seu multiplicado e destemido trabalho em prol da Cultura ali desenvolvida. 

Moura Brasil, o grande cearense conhecido em todo o território nacional teve seu nome imortalizado na medalha, com a qual somente se distinguem os grandes nomes do Estado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário