terça-feira, 4 de maio de 2021

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (03.05.2021)

  SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(03.05.2021)

   


PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, 10 acadêmicos. Compareceram ao grupo o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo Luiz Rego Filho.

Compareceram ainda o Agente Comercial Dennis Vasconcelos, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro, o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Engenheiro e Empresário Altino Farias, o Poeta Paulo Ximenes e o Médico e Latinista Pedro Bezerra Araújo.  
 


TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos propondo a decretação de ano sabático para a ACLJ, a partir de 04 de maio – data do aniversário de dez anos da Instituição – até  o mês de dezembro deste ano.  

A medida se impõe em face da impossibilidade de se convocarem Assembleias Gerais, ordinárias e extraordinárias, a dificuldade de se realizarem reuniões físicas entre os acadêmicos, e a inviabilidade da promoção de eventos culturais, tendo em vista a pandemia da Covid-19. 

Pela proposta de decretação de ano sabático – que foi acatada pela Decúria Virtual – os acadêmicos se manterão em contato pelas mídias sociais, e manterão contato com a sociedade por meio do Blog da ACLJ. 

Todas as medidas administrativas e toda a pauta social da ACLJ serão protraídas para o próximo ano, sobrestados todos os projetos culturais desenvolvidos para realização no ano fluente, pelo referido motivo de força maior, imposto pelo imperioso fato fortuito do advento da doença.   



ASSUNTOS ABORDADOS

O assunto que dominou a reunião, com a participação de todos os virtualmente presentes, foi a dramática divisão do País entre os atuais apoiadores intelectuais do atual Governo Federal e os defensores dos que se opõem a ele, conflito moral que certamente se vai prolongar até as eleições presidenciais do próximo ano.

O Presidente abordou as dissenções que permeiam a quadratura de acadêmicos, recomendando que todos se abstenham de confrontar o ideário dos que pensem de maneira diversa, para que se mantenha agradável a convivência. 

Exaltou a grandeza moral de confrades que dissentem da grande maioria, considerando que, ainda que estejam equivocados, estão convictos de que têm a melhor solução para o País.

No campo das performances literárias, Edmar Ribeiro recitou um poema de Mário Quintana, Pedro Araújo disse um belo texto autoral e Aluísio Gurgel leu um poema do Brandão, artista plástico e sônico cearense, componente do movimento "Pessoal do Ceará", partícipe do histórico festival Massafeira, falecido nesta data de 03 de maio de 2021.

Edmar Ribeiro e Sávio Queiroz encetaram uma boa conversa sobre a arte pictórica, Luiz Rego trouxe ao grupo o relatório de sua existência biológica antes do próprio nascimento, recomendando o site "Poke my Birthday", que permite esse interessante exercício. 

Por fim, Reginaldo Vasconcelos leu um trecho do livro Baú de Ossos, do memorialista Pedro Nava, em que ele refere às famílias tradicionais da cidade cearense de Aracati.    

  

    DEDICATÓRIA


A sessão virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira, dia 03 de maio, foi dedicada ao arquiteto Antônio José Soares Brandão. Poeta, compositor, artista plástico, componente do grupo de jovens cearenses que, nos anos 70, iniciaram um movimento musical que eclodiu no festival "Massafeira", no Teatro José de Alencar, e que brilhou no cenário nacional sob o título de "Pessoal do Ceará". Brandão foi aluno do Liceu do Ceará, juntamente com Belchior, integrou-se ao movimento estudantil, tem parcerias musicais com Ricardo Bezerra e com o Petrúcio Maia, dentre outros. Já setuagenário, faleceu em consequência de uma pneumonia, que evoluiu para infecção generalizada, a septicemia.  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário