quinta-feira, 13 de maio de 2021

CRÔNICA - Uma Mensagem a Garcia (RV)

  UMA MENSAGEM A GARCIA
Reginaldo Vasconcelos*



O filósofo e escritor norte-americano Helbert Hubbard (1856-1915) produziu um famoso ensaio intitulado “Uma Mensagem a Garcia”, que se tornou célebre pela exortação que faz à eficiência da pessoa, na execução de tarefas que se lhe cometam, inspirando confiança absoluta em quem dependa de sua resolutividade no cumprimento das missões. 

No texto ele narra o caso de um determinado mensageiro chamado Rowan, a quem o então Presidente dos Estados Unidos, William MacKinley, confiou uma carta ao General Calixto Ramón Garcia Iñiguez, líder dos insurretos, durante a Guerra Hispano-Americana, em 1898, pela independência de Cuba. 

O General Garcia se encontrava homiziado em lugar incerto e não sabido, no meio do sáfaro sertão cubano, quando o tal Rowan se lançou ao mar nas costas de Cuba, no meio da noite, com a carta amarrada ao peito em invólucro impermeável. Três semanas depois ele foi resgatado do outro lado da Ilha, que atravessara a pé e sem mantimentos. Ele entregara a mensagem a Garcia.

A história se repete agora em feliz coincidência (não como tragédia, nem como farsa), quando a Diretoria da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) confiou à Dra. Liana Ximenes, cearense que mora em Brasília, a entrega do diploma de Membro Honorário ao Jornalista Alexandre Garcia, que também reside lá.


Alexandre foi proposto ao título de Membro Honorário por acadêmico titular da ACLJ, o Jornalista Wilson Ibiapina, seu amigo particular, também radicado no Distrito Federal – e foi eleito pelos pares para receber a dita láurea. Ibiapina é um dos mais bem relacionados cearenses em Brasília, e dos mais queridos jornalistas nos meios jornalísticos deste terra de Alencar. 

Liana, Procuradora da Fazenda Nacional, é filha do Poeta Paulo Ximenes, Diretor-Tesoureiro da ACLJ, e por ele foi incumbida de levar em mãos o documento honorífico ao preclaro jornalista, um dos mais ilustres e veteranos homens de imprensa brasileiros. gaúcho Alexandre Garcia, de longa experiência e de grande credibilidade na imprensa brasileira, é um dos mais prestigiados cientistas políticos nacionais, dono de larga cultura humanística. 

Alexandre – facilmente encontrado em seu escritório, recebeu a mensagem com alegria e agradeceu a comenda em seu programa no Youtube. A Dra. Liana, acompanhada do seu filho Leonardo, cumpriu a missão galhardamente, e, sem as grandes dificuldades do mensageiro Rowan, mas com a mesma eficiência, entregou a mensagem a Garcia.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário