terça-feira, 18 de maio de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (17.05.2021)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
(17.05.2021)

   


PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, 08 acadêmicos. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo Luiz Rego Filho, o Poeta Paulo Ximenes

Compareceram ainda o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Médico, Teólogo, filósofo e Latinista Pedro Araújo e o Procurador Federal Edmar Ribeiro.  
 


TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos propondo uma análise sobre a entrevista prestada pelo ex-deputado Eduardo Cunha na televisão, neste domingo, dia 16. A propósito desse tema Pedro Araújo teceu considerações sobre o fato de que a evolução intelectual das pessoas, sua capacidade de  articulação, seu descortino humanístico,  o poder político ou econômico que adquiram, todos esses predicados nem sempre correspondam à sua estatura moral, seu espírito público, sua sensibilidade humanitária, a sua conduta ética. 



ASSUNTOS ABORDADOS

Diante da decretação do ano sabático da ACLJ, que suspendeu suas atividades administrativas pelo menos até o fim do ano, esta reunião também  não tratou de questões administrativas ou políticas – ou seja, não trafegou pela BR, no jargão interno. 

Comentou-se sobre pessoas excêntricas e interessantes com quem cada um conviveu no passado – velhos professores, amigos em comum, o falecido pai de Reginaldo e Adriano, que Stênio conheceu e relembrou.

Também se comentou sobre o estado de saúde de acadêmicos que ainda convalescem, como o Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Especialista em Segurança Pública Edmar Santos e o Jornalista Augusto Borges, augurando seu pleno restabelecimento.

A propósito da variedade das pessoas que deambulam sobre a terra, e dos muitos ambientes geográficos que habitam, Reginaldo Vasconcelos encerrou a reunião lendo uma das crônicas de seu livro "O Passado Não Passa". 


    DEDICATÓRIA


A sessão virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira, dia 17 de maio, foi dedicada ao poeta e empresário Pio Rodrigues Neto, eleito nesta semana para a Cadeira 17 da Academia Cearense de Letras, sucedendo ao Professor Paulo Bonavides.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário