terça-feira, 2 de março de 2021

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (01.03.2021)

  SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(01.03.2021)

   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas noites de terça-feira, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, 10 participantes. Compareceram ao grupo virtual  o político e ambientalista João Pedro Gurgel e o Juiz de Direito Aluísio Gurgel do Amaral Júnior.

Compareceram também o Agente Comercial Internacional Dennis Vasconcelos,  Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Professor e Pesquisador em agronomia Luiz Rego de Morais Filho, o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Poeta Paulo Ximenes, o Engenheiro e antigo Oficial de Marinha Humberto Ellery, e o Professor Doutor Rui Martinho Rodrigues.  

Justificaram ausência o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, por compromissos profissionais; a Atriz, Psicoterapeuta, Escritora e Poetisa Karla Karenina, que se encontra em São Paulo; o Bibliófilo José Augusto Bezerra, surpreendido pelo novo dia da reunião, e o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro, por ainda se estar restabelecendo de Covid-19. 


TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos tratando sobre a transição da ACLJ em ABLJ, que deverá ocorrer em 04 de maio, e sobre a explanação detalhada a respeito desse processo, inserido no II Census Ad Lustrum  da ACLJ, em seus décimo aniversário.  

ASSUNTOS ABORDADOS
 
Falou-se  do falecimento de pessoas da sociedade cearense, e se lamentou os dois infausto, o do advogado aposentado Kleber Arraes e o do empresário Luiz Cidrão – o primeiro, vítima de latrocínio e o segundo de Covid 19, ambos conhecidos de diversos participantes da reunião – Ellery, Reginaldo, Sávio, Dennis, Aluísio. 

Disseram poemas do poeta Paulo Ximenes Reginaldo Vasconcelos e Aluísio Gurgel, Dennis leu duas crônicas suas, Stênio Pimentel disse um poema de Júlio Mario Salusse, "O Cisne", que trouxe ao Rui Martinho Rodrigues a lembrança de seu pai, que o apreciava e sabia de cor

João Pedro Gurgel leu um artigo de sua lavra e Luiz Rego faz leituras da imprensa. Stênio consultou ao grupo se alguém sabia na íntegra a letra do hino do extinto e saudoso Colégio Castelo Branco, e Aluísio Gurgel a conhecia e forneceu aos interessado.  Reginaldo encerrou o encontro dizendo um poema do poeta e jornalista cearense Paula Ney.  

DEDICATÓRIA


A sessão virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira, dia 01 de março, foi dedicada à  Associação de Médicos pela Vida, com sede em Recife, que, na terça-feira passada, fez publicar um manifesto, assinado por 2.122 profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid 19. 

O documento ocupou meia página de pelo menos 8 jornais de vários Estados brasileiros, como O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Jornal do Commercio, Zero Hora, Jornal Correio, Correio Braziliense e O Povo. 

Foi direcionado à sociedade brasileira, aos médicos, órgãos de imprensa, aos Conselhos Regionais de Medicina e ao Conselho Federal de Medicina, a favor do tratamento precoce da Covid 19, combatido por interesses econômicos e políticos. 

A Associação de Médicos pela Vida é contra o entendimento de que o coquetel de medicamentos profiláticos não seja eficaz e tenha efeitos colaterais indesejáveis – contra toda a evidência científica e contra a sua experiência no tratamento da doença, pois tais remédios têm evitado muitas mortes, impedindo que o vírus evolua, causando a fase inflamatória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário