sexta-feira, 12 de março de 2021

CRÔNICA - "Quem Não Está Comigo Está Contra Mim" (PN)

 “QUEM NÃO ESTÁ COMIGO
ESTÁ CONTRA MIM”
Pierre Nadie*

 

São Gregório Magno nos exorta que precisamos ser simples nas obras e retos na fé. Em nosso interior – sentimentos, emoções e pensamentos – devemos cultivar a retidão da fé, no amor e na caridade, que Jesus Cristo nos ensinou. 

Quando as obras, que a gente pratica, são de Deus, mas nossa intenção é o elogio, os aplausos, o reconhecimento, ou inda o “mero” humanismo, laboramos em duplicidade, mesmo que a compaixão nos impulsione. 

Nós não podemos contentar-nos com rótulos de cristãos, senão com adesão sincera da mente e do espírito e com “atitudes interiores” e gestos exteriores. 


A autêntica teologia católica é incisiva: ou estamos com Jesus Cristo ou estamos contra Ele: “Qui non est Mecum, adversum Me est; et qui non colligit Mecum, dispergit” (Lc 11, 23).
 

Não há meio termo e Deus vomita o morno. As verdades da nossa fé são imutáveis e atuais. Sempre: “Os céus e a terra passarão, mas minha Palavra não passará” (Mt 24,35). 

O outro é nosso irmão, merece apoio, compaixão, misericórdia, pelo Santíssimo Nome de Jesus. É em Seu Nome e pelos Seus ensinamentos que nos devemos amar uns aos outros. É Jesus, que humaniza o nosso humanismo e fá-lo adentrar o divino. 

E o temor de ofender a Deus ganha sentido e dimensão cristã,  exclusivamente, no amor e na paz de Jesus Cristo, presente, real e verdadeiramente, na Eucaristia, mistério salvífico que sustenta e anima a Igreja. 

O cristão entra no Evangelho, deixa-se impregnar pelo Espírito e a Palavra torna-se vida de sua vida. καιρός (kairós)! 

Atualizar, sim, a nossa vida, porém, conforme os ditames da Palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário