domingo, 22 de abril de 2018

ARTIGO - O Detalhe Esquecido (DS)

O DETALHE ESQUECIDO
Dmitry Sidorenko*



Acabei de ler o artigo de Rui Martinho Rodrigues, intitulado “O Perigo Esquecido”. Conheço o Prof. Rui como historiador e cientista político competente, com quem varias vezes discutimos na Tenda Árabe e nos programas famosos do jornalista Arnaldo Santos.

Nesse artigo, Rui faz uma analise profunda das relações entre União Soviética e USA. Desde a época da crise de Caribe até a situação entre a Rússia e USA na Síria.

Esta tudo certo na análise histórica que ele faz, e em certas razões da política atual – menos em um detalhe, mas um detalhe importante: na perigosa situação atual da Síria, que quase provocou um conflito militar, não havia uso de armas químicas.  

No ano passado, armas químicas foram usadas pelos fundamentalistas do Estado Islâmico, mas este ano não houve esse uso. O espetáculo do uso das armas químicas no hospital foi montado pelo organismo chamado “Capacetes Brancos”, para que os americanos pudessem lançar misseis contra a Síria, usando esse pretexto.

Ainda sem ter provas efetivas do uso das armas químicas pelo governo de Assad, Trump comandou o ataque. Mas, considerando os avisos da Rússia para que não provocasse um conflito militar, Trump atacou alvos secundários, brincando de atacar o deserto.

O artigo de Rui é de 12 de abril, quando a situação estava tensa e todo o mundo esperava o pior, porém Trump tinha consciência de que deveria resolver a situação de forma pacífica. Passados sete dias, já se sabe que era um espetáculo as cenas do uso das armas químicas, montado em um hospital sem uso nenhum.

Das potências europeias mencionadas pelo Rui, na realidade só a Alemanha não apoiou os aliados dos EUA no ataque militar contra a Síria, sem ter provas de que Assad usara armas químicas.

A Alemanha é a única nação da Europa, além da Rússia, que tem a sua posição própria independente, em face dos Estados Unidos.

Dmitry Sidorenko, de São Petersburgo, Rússia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário