quarta-feira, 23 de abril de 2014

CRÔNICA (RG)


ANIVERSÁRIO DE GUILHERME NETO*
Ricardo Guilherme*

Hoje, 23 de abril de 2014, faz 89 anos Guilherme Neto, cronista e cantor, poeta, radialista, jornalista, mestre de gerações, G de N, Velho Guiba, santo profano, padroeiro das prostitutas, meu tio João. São dele os primeiros capítulos da Ceará Rádio Clube, da TV Ceará Canal 2, da Rádio Verdes Mares, da TVE e também da Rádio Universitária. E, como se tanto não bastasse, ele ainda é esse ser humano que aglutina em torno de si uma unanimidade em bem-querer.
Ah, se eu pudesse 
eternizar Guilherme Neto,
hibernar sua lucidez. 
Ah, se eu pudesse
me apossar de sua velhice
para rejuvenescer,
remoçar a vida
e nela acreditar
quando eu já não pudesse.
Ah, se eu pudesse
tê-lo sempre, irremediavelmente meu,
para eu discordar de mim.
Ah, se eu pudesse
afugentar a morte,
irmã da vida,
e imortalizar esse meu irmão de alma,
irmandade de olhos, de memória e prenúncio.
Se eu pudesse,
ah, eu poderia, então,
me apoderar do mundo
sem medo de viver
como eu às vezes não posso.
Eu poderia, assim,
ter o poder de não ter o poder,
mesmo que eu pudesse.


                     *Guilherme Neto           *Ricardo Guilherme
                            Poeta, Cronista, Cantor              Ator, Poeta, Jornalista
                            Radialista e Jornalista                 Dramaturgo e Escritor 
                            Patrono Perpétuo da                  Apresentador de TV
                            Cadeira de nº 25 da ACLJ           Membro Honorário da ACLJ
                           Fundada por Freitas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário