terça-feira, 8 de abril de 2025

LIVRO - Passeio Onírico (RV)

PASSEIO ONÍRICO
Reginaldo Vasconcelos* 


Visitas guiadas a museus e passeios ilustrados por guias profissionais competentes são práticas corriqueiras em excursões pedagógicas e em viagens de cunho cultural aos sítios históricos pelo mundo. 

Também se tem disponíveis hoje em dia interessantes reportagens em vídeo, de cunho geográfico e tutorial, perlustrando e dissecando pontos turístico do planeta, de modo que até se torna despiciendo sair de casa para percorrer e conhecer esses roteiros.

Porém um livro em que o escritor de prosa rica e saborosa vai caminhando por calçadas da Itália e descrevendo, não somente o que vê de beleza na colossal arquitetura histórica que defronta, mas também a ambiência lírica dos espaços que percorre, e a emoção anímica que lhe assoma ao intelecto de humanista refinado, é de fato uma relíquia literária.

Foi essa a obra profundamente sinestésica que o poeta diplomata Márcio Catunda acaba de lançar – “Sinfonia Italiana – Uma História da Arte na Itália” – e dela enviou um precioso exemplar à Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, da qual ele faz parte, com carinhosa dedicatória ao presidente. 

Editado pela Ventura Editora do Rio de Janeiro, em volume de 302 páginas, a capa em verniz e altos-relevos – criada por Ernani Cortat, montada por Tchello d’Barros e realçada por Lucília Dowslley, o livro é uma verdadeira obra de arte em sua primorosa feição gráfica.
 

Nem precisava de abonações tão abalizadas, mas “Sinfonia Italiana” ainda recebe chancelas do poeta Luciano Maia e do Professor Vianney Mesquita, mais dois grandes paredros literários da ACLJ, que o recomendam nas abas da capa e na sua contracapa.  

Resta parabenizar o nosso confrade Márcio Catunda pelo trabalho magnífico, e agradecer pela gentileza do envio, exemplar que terá espaço de honra na estante quando e se, exaurido o conteúdo, me sair da cabeceira.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário