quarta-feira, 21 de junho de 2023

RESENHA - Exemplar Obra de Otacílio Batista e Francisco Linhares (VM)

  EXEMPLAR OBRA DE OTACÍLIO BATISTA E FRANCISCO LINHARE

* Vianney Mesquita

 

Eu me chamo Zé Limeira

De lima, limão, limansa

As estradas de São Bento

Bezerro da vaca mansa

Valha-me, Nossa Senhora!

Ai que eu me lembre agora:

Tão bombardeando a França

 

[Zé Limeira, Poeta do absurdo. Teixeira-PB, 1886-1954]. 


Antologia Ilustrada dos Cantadores, de Otacílio Batista e Francisco Linhares (2. Ed. UFC), o qual releio agora, talvez seja o único ensaio profundo, digno deste epíteto, a respeito da poesia popular brasileira, traçado por ensaístas-cantadores.

Ao devassar os fundos registros do tempo, da Antiguidade como da Idade Média e Renascença, Otacílio Batista Patriota e Chico Linhares perscrutam o passado e projetam o presente, acompanhando, com absoluta precisão e cognitio causae, os estádios da poesia oral dos violeiros, emboladores e cantadores, por intermédio na máquina sazonal. Eles, não somente, narram fatos e invencionices, mas, também, apontam datas e pessoas, vinculando-os às realidades sociais, políticas, econômicas e psicológicas na memória dos diversos ciclos da História. 

Expressa realidade torna o ensaio sob escólio trabalho de Ciência e de Circo de alevantado valor, para mero deleite, bem assim com vistas a embasar estudos e pesquisas em diversos setores de investigação da nossa cultura popular. 

Antologia Ilustrada dos Cantadores contribui, sem dúvidas, para preservar os valores da ruralidade nordestina, que têm no metro um dos seus mais lídimos representantes e cujo fascínio nos enseja sobreviver na produção poética, malgrado as fulgurações das modernas descobertas na senda das comunicações lhes tenham infligido rude castigo, no que respeita ao livro físico de papel, num enredo histórico que assenta como novidades crescentes, entre outras,  o transístor, o rádio, a televisão, as maravilhas da internet, e, agora – Deus nos proteja! – com a inteligência artificial, caso direcionada para o bem. 

Antologia Ilustrada dos Cantadores, como produção lúdica e interpretativa da poesia matuta, mais ou menos semelhante em seus aspectos gerais, em todo o Mundo, é um bem cultural de referência mandatória para quem demanda exercitar o tema sob qualquer ângulo. 

Demais disso, a Antologia congrega as mais gaiatas estrofes do cancioneiro de viola no Brasil, retrato colorido de pessoas e coisas do mato, distantes da escola e dos procederes citadinos, que bem transporta a maioria dos leitores às suas legítimas origens beiradeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário