quarta-feira, 24 de agosto de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (22.08.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (22.08.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de quarenta minutos, oito acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos, o Poeta Paulo Ximenes, o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Engenheiro e Empresário Maurílio Vasconcelos, Bibliófilo e Empresário José Augusto Bezerra e o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ). 



TEMAS ABORDADOS

A reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira foi monotemática e menos extensa que as demais, com duração aproximada de 40 minutos.

O assunto  foram  os 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil, data magna da Pátria que será comemorada, como sempre, no dia 07 de setembro, data em que, no ano de 1822, o Imperador D. Pedro I, deu o chamado "Grito do Ipiranga".  

José Augusto Bezerra registrou a vinda solene do coração de Dom Pedro I ao Brasil, pela primeira vez, enviado por Portugal, para marcar as comemorações da Independência, e fez uma dissertação sobre a família real Brasileira, da qual tem em seu acervo documentos epistolares originais, como as cartas entre Dom João VI e Pedro I.

Debateu-se sobre a morbidez da relíquia, sobre o seu caráter tétrico, mas se concluiu que o próprio Dom Pedro teria referido que o seu coração seria brasileiro, e que o costume de preservar órgãos  e até corpos inteiros  de santos, de sacerdotes, de magistrados e de imperadores,  faz parte da cultura universal.

Por fim, Paulo Ximenes fez a declamação de um de seus poemas, intitulado "Valha-me Deus", que abaixo reproduzimos.

Valha-me Deus!
 
Ó Deus, eu não entendo
O sentido dessa teima
Dessa saudade que não se vai,
Se desde há muito eu pretendo
Fugir do fogo que me queima,
Da meiga dama que me atrai.
 
Talvez esteja ela noutro laço
E eu tangido... Fora da curva!
Buscando um amor esmaecido.
Dai-me, Senhor, outro traço
Livrai-me da mente turva
Desse feitiço empedernido.
 
Que me venha acolher também a poesia
(Rios doces de brandura
Há deles em meu quintal!)
Quem sabe, assim, nessa agonia
Pelo que a arte em mim apura
Cessem o fogo e o vendaval.


 DEDICATÓRIA

A reunião desta segunda-feira, dia 22 de agosto de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada à memória de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (12.10.1798 - 27.09.1834)cognominado Dom Pedro IV de Portugal, onde foi Príncipe Real,  e Dom Pedro I do Brasil, seu Imperador. 




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário