quarta-feira, 17 de agosto de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (15.08.2022)

 

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (15.08.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora, dez acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agente Comercial de Exportação Dennis Clark (Maringá - PR), o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro - RJ), o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos, o Poeta Paulo Ximenes, o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Médico, Teólogo e Latinista Pedro Bezerra da Araújo e o Procurador da UFC Edmar Ribeiro o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ).
 

TEMAS ABORDADOS

A reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira discutiu longamente o fenômeno da homossexualidade, rememorando o comportamento de homossexuais brasileiros históricos, que honraram sua orientação sexual pela boa conduta social, além do grande desempenho artístico e da absoluta probidade na vida pública, como o cantor e político Agnaldo Timóteo, o estilista de moda e político Clodovil Hernandez, e o ator Astolfo Barroso Pinto, que assumiu desde jovem o travestismo e o heterônimo de "Rogéria", com grande dignidade.

Debateu-se as implicações jurídicas que envolvem atualmente o assunto da homossexualidade, em toda a sua gama de manifestações, sintetizadas hoje em uma reunião de letras que remete à inicial de cada uma delas. 

Inclusive abordou-se o equívoco de, por uma espécie do "tabu", não se poder sequer identificar naturalmente alguém com essa característica especial que detenha sem ser acoimado de "homofófico"  muitas vezes produzindo intolerância reversa.

Como as atuais posturas sociais consideram todas as orientações sexuais como hígidas e lícitas, isentas de vergonha e de opróbrio, não deveria constituir nenhuma forma de agressão, ofensa ou injúria identificar alguém com uma delas. Deveria ser como reconhecer afetuosa e respeitosamente alguém como ele realmente é, com toda a honra e todo o júbilo.  

Concluindo a reunião houve duas performances literárias: Pedro Bezerra de Araújo disse um poema autoral dedicado ao seu falecido pai, intitulado "Sinfonia Indômita", e Edmar Ribeiro, após relacionar os nomes dos integrantes da Padaria Espiritual, com seus respectivos pseudônimos, leu um poema do jornal  "O Pão", editado por aquela agremiação – "Sinfonia de Abertura", abaixo reproduzido.



 DEDICATÓRIA

A reunião desta segunda-feira, dia 15 de agosto de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada à Academia Cearense de Letras, nas augustas pessoas de seu atual Presidente, Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara (com Dona Beatriz), e de seu Presidente Emérito, José Augusto Bezerra (com Dona Bernadete), pelo transcurso do aniversário de 128 anos da entidade, a mais antiga academia de letras do País.


 



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário