segunda-feira, 23 de maio de 2022

Soneto Decassilábico Português – VM

 CORRUPÇÃO
TEMA ESCLARECIDO
Vianney Mesquita*

 

A corrupção é o mais infalível sintoma de liberdade constitucional. [Edward Gibbon, historiador grãobritano. Putney, 8.5.1737; Londres, 16.1.1794). 

A falsa ciência cria os ateus, ao passo que a verdadeira faz o cientista prostrar-se ante a Divindade. [Francois-Marie Arouet – dito Voltaire. Filósofo iluminista e intelectual francês. Paris, 21.11.1694 – 30.5.1778]

Carlos Higino R. de Alencar
É verso decassílabo perfeito,
 Número um – paredro do Direito,
Matéria que entendeu de esquadrinhar.
 
Mais que outro, do tema é luminar
E em genuíno Português perfeito
E didascálico estilo escorreito,
Na tese de doutor foi pesquisar
 
Na corrução do caso brasileiro,
Assente no Direito do Estrangeiro,
Deitou exatidões incontestáveis.
 
Em penetrante ensaio, assaz profundo,
Elucidou, então, ao inteiro Mundo
Haveres de verdade irrefutáveis!

 

Nota da Editoria

Consoante explicou o autor, o soneto foi produzido com as chamadas rimas pobres pela Teoria da Versificação, em virtude do nome decassilábico perfeito [dez ictos) do homenageado, ao qual foi obrigado e ase ater, consoando com substantivos, adjetivos e verbos no infinitivo, sem empregar as demais classes de palavras.

O Dr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar (São Paulo, 31.10.1972) é auditor fiscal. Diretor da Secretaria da Receita Federal do Brasil – Ministério da Economia. Formado em Economia pela USP e em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direito, doutorando pelo UNICEUB e Universidade de Paris I – Pantheón Sorbonne. Foi Ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do Brasil, em 2016.

A Tese de Doutorado, revisada por V.M. e móvel da peça ora publicada, vai ser defendida brevemente e traz como título O Sistema Internacional Anticorrupção e o Caso Brasileiro, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Dias Varella, do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário