terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

NOTA LITERÁRIA - Uma História do Brasil em Manuscritos



UMA HISTÓRIA DO BRASIL
EM MANUSCRITOS

A JOIA BIBLIOGRÁFICA
DE JOSÉ AUGUSTO BEZERRA


Recebemos hoje, com imensa alegria, uma obra de arte bibliográfica, de cunho histórico e científico, um livro belíssimo intitulado “Uma História do Brasil em Manuscrito”.

A obra foi produzida em 2011 pelo pesquisador cearense, escritor e colecionador de livros raros, José Augusto Bezerra, Imortal da Academia Cearense de Letras e sócio do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, instituições das quais  foi Presidente.


Augusto Bezerra é também o atual Presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos, entidade nacional de que é fundador, em colaboração com um grande jornalista e advogado, empresário e escritor, o paulista José Mindlin, falecido em 2010, legando à cultura brasileira uma magnífica biblioteca, com peças valiosíssimas que garimpou pelo mundo e em que investiu a vida toda.

A edição deste livro, lançado sob os auspícios do Instituto do Ceará, obteve apoio cultural do Banco do Nordeste do Brasil e da Fundação Edson Queiroz, esta tendo à frente na época o nosso saudoso Chanceler Airton Queiroz.



Aliás, tanto Airton Queiroz quanto José Augusto Bezerra são Membros Beneméritos da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), para honra e júbilo da nossa confraria.


A obra, que recebeu vários prêmios internacionais, traz reproduções fotográficas de uma infinidade de imagens históricas e de documentos manuscritos ilustrando os textos descritivos, que no seu conjunto contam a História do Brasil, fazendo prova documental de seus episódios e revelando o caráter de muitos de seus mais destacados personagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário