terça-feira, 25 de outubro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (24.10.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (24.10.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, dez acadêmicos e um convidado especial, o rottweiler Ralf, agregado afetivo da família Gurgel do Amaral – ele que permaneceu em silêncio (ainda bem), mas que se mostrou agitado em alguns momentos dos debates.

Compareceram e trocaram ideias o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Professor, Médico e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ), o Empresário, Bibliófilo e Imortal da Academia Cearense de Letras José Augusto Bezerra, o Professor e Agrônomo Luiz de Moraes Rego Filho, o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Advogado Betoven Rodrigues de Oliveira  e o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos.





TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira tratou-se longamente sobre o segundo turno das eleições, assunto dominante em qualquer ambiente social neste momento,  bem como sobre os aspectos penais da reação armada do político Roberto Jefferson contra a Polícia Federal, na manhã deste domingo, 23.

Na sequência, conversou-se sobre o projeto de revitalização da Praça General Tibúrcio, no centro histórico de Fortaleza, popularmente conhecida como Praça dos Leões, e da realização de uma Feira do Livro mensal naquele logradouro, iniciativa encetada pela Academia Cearense de Letras, na pessoa de seu Presidente, Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, com a colaboração de diversos órgãos públicos e entidades empresariais, evento que já teve a sua primeira edição durante o último final de semana.




Reginaldo Vasconcelos fechou a reunião com a leitura de uma fala que ele mesmo proferiu  no ano de instalação da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, no auditório da Associação Cearense de Imprensa, discurso que ganhou o título de "Exortação".


EXORTAÇÃO
DISCURSO PROFERIDO
14.12.2011

Eu vos proponho uma breve reflexão ontológica sobre o porquê de estar aqui, e sobre o desiderato de integrar este grêmio literário. Proponho que nos abstraiamos um pouco da azáfama da vida diária, para fazer um “ESAON”, aquela atitude que os militares tomam quando se perdem na floresta – sentar, pensar e orientar-se calmamente. 

No nosso dia-a-dia o tempo urge, o trânsito ruge, o dinheiro que ganhamos e que precisamos ganhar é fugidio, a violência urbana nos assombra, a política nos frustra, cumprindo-nos a tarefa titânica de administrar as relações familiares, de formar os filhos, de caminhar para uma maturidade digna e para uma biografia edificante. 

Muitos de nós vamos afogar semanalmente as mágoas dessa luta na roda social, nos copos, no papo, nos bares boêmios, onde podemos lamber os ferimentos, liberando os vapores dessa panela de pressão que ameaça explodir sob o estresse da existência. Ali temos um bálsamo, um lenitivo, é forçoso admitir, mas não temos a cura. 

Mas aqui no silogeu literário nós, as pessoas de letras, reverenciamos a memória eufórica, cultuamos a amizade verdadeira – porque desvinculada de interesses mundanos – e homenageamos o mundo interior que somente os escribas temos o privilégio de externar. Encontramos na academia um universo paralelo que não se contamina com a realidade comezinha, mas, ao contrário, edulcora e sublima o que é mais sáfaro em nossa vida. 

Somente entre as coluna de uma arcádia de letras podemos compartilhar com os confrades os códigos líricos que nos conectam à eternidade, que fazem de um jovem poeta um velho sábio, e devolvem ao bardo ancião todo o frescor da juventude. A verve criativa é intemporal, por isso faz um liame entre as idades, entre todas as épocas, entre todas as eras, produzindo o acervo estético de que somos guardiões. 

Aportamos então nas respostas à provocação indagativa inicial sobre as motivações que teríamos para integrar a academia. É que aqui quedamos sobranceiros às pequenezas do mundo, isentamo-nos das futricas sociais, fugimos às tenazes do tempo, compadecendo-nos tão-somente com aquilo que realmente interessa à beleza peregrina da alma humana, e o que de mais sublime ela produz, que é a palavra. 

Portanto apelo: sejamos atentos, frequentes e assíduos à esta nossa Academia, que é nosso único patrimônio vitalício e imarcescível. 

Tenho dito

  

DEDICATÓRIA

A reunião desta segunda-feira, dia 24 de outubro de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada ao General Hamilton Mourão, Vice-Presidente da República, eleito ao Senado da República pelo Rio Grande do Sul.

Gaúcho, trazendo com muita honra em sua genética todas as raízes étnicas do Brasil, ele esteve em Fortaleza no sábado, 22,  para participar de uma cavalgada na Av. Beira-Mar, promovida por pecuaristas locais, dentre eles o Empresário Beto Studart, Membro Benemérito da ACLJ.

A este militar excepcional, político habilidoso, grande patriota, as homenagens do nosso Blog por ter ele vindo prestigiar o nosso Estado, particularmente a nossa Capital, especialmente o empresariado cearense que empreende no "agro", atividade que representa a maior força da economia nacional.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário