terça-feira, 18 de outubro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (17.102022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (17.10.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora, 10 acadêmicos e dois convidados especiais, o advogado Betoven Oliveira e a buldogue Meg, agregada afetiva da família Queiroz Costa – ela que permaneceu em silêncio (ainda bem), mas que por meio imagético declarou voto para a Presidência da República, assim como o confrade Luiz Rego, que também se manteve na escuta mas sem externar o pensamento, aparentemente em alfa, estado de meditação ou contemplação absoluta. 

Compareceram e trocaram ideias o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Agente Comercial Internacional Dennis Clark (Maringá-PR), o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Professor, Médico e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ), o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro, o Professor e Físico Wagner Coelho e o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos.



TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira tratou-se longamente sobre o segundo turno das eleições, assunto dominante em qualquer ambiente social neste momento.

Na sequência, Reginaldo discorreu sobre o projeto de criação da "Arcádia Alencarina", adendo da ACLJ, composto inicialmente por 14 de seus membros titulares e um Membro Benemérito, que manifestaram disposição e disponibilidade para integrar esse núcleo especial, que funcionará – em védica analogia corporal  como o estômago, o cérebro e o coração da "entidade mãe", a qual comemorará, em 04 maio de 2023, o seu duedenário natalício.

   
Ao final da descrição das démarches em curso para a implantação da Arcádia Alencarina o Advogado Betoven de Oliveira resolveu confirmar a sua candidatura para a titularidade da Cadeira número 26 da ACLJ, e para a composição do núcleo Alencarino.

A propositura do nome de Betoven para a ACLJ havia sido apresentada pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos e aprovada por aclamação da Decúria Diretiva, mas por ele mesmo postergada.  Sua surpreendente decisão provocou aplausos efusivos do grupo, ficando marcada a sua posse para a solenidade do dia 06 de dezembro próximo. 

Em seguida também se votou pela inclusão de Betoven na Arcádia Alencarina, que será instalada na solenidade aniversária do dia 04 de maio vindouro.

Por fim,  Pedro Araújo homenageou o grande polímata baiano Ruy Barbosa de Oliveira (1849 - 1923), proferindo uma de suas frases lapidares: "Há tantos burros mandando em homens com inteligência, que às vezes chego a pensar que burrice é uma ciência". 

Edmar Ribeiro fechou a reunião com um poema de Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac (1865 - 1918), intitulado "A Um Poeta", publicado no livro Tarde, de  que abaixo reproduzimos.


A UM POETA
 
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
 
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.
 
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
 
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.

  


DEDICATÓRIA

A reunião desta segunda-feira, dia 17 de outubro de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada ao professor, ator e dramaturgo cearense Hiroldo Serra, que sofreu um grave acidente, com lesão na coluna cervical, e se encontra sem movimento nos membros.  

Hiroldo, que é filho e continuador artístico do casal de atores Hiramisa e Haroldo Serra, este já falecido, está fazendo uma campanha por recursos para ajudar a custear o seu tratamento, que exige cuidados diuturnos (Pix 85996353475).


Os que constituímos a ACLJ, especialmente os que colaboram com este Blog, fazemos votos de que Hiroldo se recupere, e elevamos preces aos Céus, clamando pelo seu breve e pleno restabelecimento da saúde. 



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário