terça-feira, 6 de setembro de 2022

ARTIGO - A Região da Ibiapaba é Nossa (AASF)

 A REGIÃO DA
IBIAPABA É NOSSA!
Antônio de Albuquerque Sousa Filho*


 

Em 31/08/2022 assistimos em reunião mensal dos “AMIGOS EM AÇÃO”, associação da qual fazemos parte, palestra do Deputado Estadual Carlos Matos sobre a reivindicação do Estado do Piauí, da incorporação de grande parcela da Região da Ibiapaba, pertencente ao Estado do Ceará.


 

Se o Piauí ganhar tal litígio, o Ceará perde 66% do Município de Poranga,   34% de Croatá, 21% de Guaraciaba do Norte, 18% de Carnaubal, 8%de Crateús, 7% de Ipaporanga e mais parcelas dos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ipueiras e Varjota, incluindo sete sedes administrativas, num total de  2.821 Km² de território perdidos e 245 mil habitantes.

 

O caso está em julgamento no Supremo Tribunal de Justiça (STF), sendo relatora a Ministra Carmen Lúcia que solicitou ao Exército Brasileiro uma análise da situação (perícia) e cujo relatório indica que o Ceará deverá devolver ao Piauí o dobro da área solicitada, o que é bastante favorável ao Estado do Piauí. A bancada federal do Ceará, junto ao Congresso Nacional e o Governo Estadual do Ceará cochilaram no caso.  


Recentemente a Governadora nomeou uma comissão de Procuradores Estaduais para acompanhar o affair, além do movimento envolvendo entidades e coordenado pelo Deputado Estadual Carlos Matos, denominado UNIDOS PELA IBIAPAPA, que inicia um trabalho mais efetivo em prol de nosso Ceará, incluindo um plebiscito envolvendo a população da região sobre essa importante questão de interesse público.

 

 O Ceará não pode perder uma extensão territorial como essa da Região da Ibiapaba, pelos investimentos já realizados em infraestrutura (energia elétrica, estradas, comunicações, açudagem), adutoras para todos os municípios da região de abastecimento de águas do Açude Jaburu I, educação, saúde, segurança pública, turismo, agricultura, serviços e incentivos fiscais estaduais. A Ibiapaba faz parte da cultura, valores familiares, religiosidade de nosso povo, pertencimento do povo cearense, nossa economia e representa parte importante de nosso orgulho em superar desafios.

 

A Região da Ibiapaba é o berço de famílias importantes como: os Cunha, os Fontenelle, os Caldas, os Silveira, os Magalhães, os Pinho Pessoa, os Pacheco, os Carneiro, os Siqueira, os Passos, os Mapurunga, os Souza, os Miranda, os Barreto, os Pereira, os Aragão. os Coelho, os Melo, os Aguiar e os Vasconcelos. Região de filhos ilustres na área do Direito, Medicina, Farmácia, Engenharias, carreiras militares, pastores religiosos, escritores, professores e artistas.

 

É necessário que todos os cearenses, individualmente e coletivamente, através de igrejas, escolas, prefeituras, sindicatos, instituições culturais, emissoras de rádio e TVs, jornais, Universidades e faculdades isoladas, se envolvam nesta campanha pela Ibiapaba, pelo Ceará. Vamos colocar outdoors, faixas, imprimir boletos e avisos nas fachadas das Prefeituras, Escolas, Igrejas, entradas e saídas das cidades e demais espaços públicos.


A Região da Ibiapaba é nossa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário