terça-feira, 11 de janeiro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (10.01.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (10.01.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora, 07 acadêmicos e um convidado especial, o Engenheiro e Empresário  Maurílio Vasconcelos (Porto Velho - RO).   

Presentes ainda o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Maricá - RJ), o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Médico, Filósofo e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília-DF), o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa e o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes.

Justificaram suas ausências, abaixo representados no mosaico iconográfico, o ex-Juiz de Direito, Professor e Advogado Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Procurador Federal Edmar Ribeiro, o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos e o Advogado Betoven Oliveira. Estes dois últimos por motivo de trabalho, Edmar por conveniência de saúde e Aluísio em razão do fuso horário, pois estando em Doha, no Qatar, teria que entrar na conexão em alta madrugada. 
  


TEMAS ABORDADOS

Na abertura da reunião desta segunda-feira, o Presidente tratou de apresentar o convidado Maurílio Vasconcelos, estreando na conexão, cearense radicado em Rondônia há muitos anos, que recebeu as boas vindas dos demais. Na imagem ele exibe atrás de si a floresta amazônica que circunda a casa do sítio em que reside.

Maurílio é muito conhecido pelas gerações dos anos 70 e 80 do século passado em Fortaleza, como professor de matemática, que muito jovem fundou o Curso Cipan, inicialmente preparatório paro o Exame Vestibular, evoluindo depois para escola de 2º Grau, ministrando os três anos curriculares do então chamado "curso científico".

Saindo da atividade de ensino, Maurílio demandou à Rondônia, Estado em cuja Capital instalou uma bem sucedida construtora, exercendo com grande êxito a sua formação na área de engenharia.

O assunto suscitou comentários saudosistas, e o  grupo divagou longamente sobre fatos e personagens daquele período em Fortaleza, ligações de família e de amizade, um agradável exercício memorialístico da cidade.


Por fim, o Presidente exibiu a medalha e o diploma destinados ao General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, recipiendário do título de "Cearense do Ano em 2021", que lhe foi outorgado pela ACLJ, por ter sido ele nomeado Comandante Geral do Exército Brasileiro. 


O referido militar iguatuense recebeu em mãos correspondência oficial da nossa entidade, sobre a outorga da honraria, conduzida pelo Empresário Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará,  comprometendo-se o General Paulo Sérgio a vir recebe-la solenemente neste mês de janeiro, em data a ser fixada entre a sua assessoria e o nosso Membro Titular Fundador, o Jornalista Wilson Ibiapina, que nos representa em Brasília.

Finalizando a reunião virtual, Ibiapina encerrou-a com uma frase lapidar do polímata iluminista estadunidense (1706-1790) Benjamim Franklin: "A tragédia da vida é que ficamos velhos cedo demais, e tarde demais ficamos sábios". 


DEDICATÓRIA 


A reunião virtual da ACLJ nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, foi dedicada ao nosso Presidente da Honra, o Senador Cid Saboia de Carvalho, advogado, jornalista e professor, ocupante da Cadeira nº 1 da nossa quadraginta numerati, patroneada pelo seu pai, o jornalista e advogado Jader de Carvalho, assim como ele imortal da Academia Cearense de Letras, o terceiro Príncipe dos Poetas Cearenses. 


Dr. Cid, aos 86 anos, acometido de uma síndrome gripal relacionada à epidemia de Influenza, aos cuidados de sua mulher Luce, de sua nora Ester e de seu filho e nosso confrade Antonino, convalesce em sua casa, de onde voltou a apresentar a sua crônica radiofônica "Doa a Quem Doer", e o programa de variedades "Antenas e Rotativas", pela Rádio Cidade, emissora que mandou instalar um estúdio residencial, de onde ele continua apresentando o seu trabalho.  

A ele o nosso abraço e a nossa efusiva saudação, com votos do mais urgente e pleno restabelecimento da saúde. 
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário