quarta-feira, 6 de outubro de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (05.10.2021)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (05.10.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta terça-feira, que teve duração de uma hora e meia, nove acadêmicos. O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Estado do Rio)

Também  o Engenheiro Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Médico, Teólogo e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos (Fazenda Três Corações), o Físico e Professor Wagner Coelho, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília), o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro e o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos. 
 

TEMA DE ABERTURA

Wilson Ibiapina  abriu a reunião virtual da ACLJ, nesta terça-feira, estimulando a retomada do projeto "Um Livro Aberto", iniciado em fevereiro de 2019, quando então foi interrompido pela pandemia de Covid. 


A ideia é produzir entrevistas videográficas com intelectuais cearenses veteranos, já tendo sido realizadas três edições. A primeira com o jornalista Lúcio Brasileiro, que é recorde mundial de colunismo de jornal ininterrupto, por mais de 60 anos; a segunda com o advogado, político, Presidente Emérito do Tribunal de Contas da União, o Ministro Ubiratan Aguiar, dito "O Poeta dos Guardanapos"; e a terceira com o museólogo Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, ex-diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará, dono da maior coleção de documentos fotográficos, cinegráficos e fonográficos do Estado  o Arquivo Nirez. 
     

OUTROS TEMAS ABORDADOS

Reginaldo Vasconcelos comunicou ao grupo a reabertura do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, fechado por dois anos em razão da pandemia, evento singelo e simpático, na manhã desta terça-feira, dia 05 de outubro.



 

Em reunião simbólica promovida pela Academia Cearense de Letras, tendo à frente o seu Presidente, Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, e sua consorte, a poetisa Beatriz, foram homenageados com  placas "Guardiães da Cultura" os dois mais antigos "alfarrabistas" cearenses – Geraldo Magela e Geraldo Duarte.



O Dr. Lúcio Alcântara – médico, ex-Prefeito de Fortaleza, ex-Governador do Ceará, ex-Senador da República, Presidente da Academia Cearense de Letras, quis agraciar velhos livreiros que, por muitas décadas, dedicam-se à venda de livros usados, os famosos "sebos", frequentados pelos amantes da leitura em todas as cidades do planeta, aonde intelectuais vão procurar exemplares de edições esgotadas de obras livrescas importantes. 

Na oportunidade, por sugestão do Dr. Lúcio,  o empresário Pio Rodrigues e o Administrador de Empresas Júlio Santos, Secretário da Prefeitura da Capital, responsável pela administração do Centro da Cidade, comprometeram-se a organizar e passar a promover o Festival Anual do Livro, na Praça dos Leões, que pertence ao histórico conjunto arquitetônico de que o Palácio da Luz é o prédio principal – estreando no próximo período natalino. 

Compondo a mesa, da esquerda para a direita, o Dr. Júlio Santos, o representante do Sesc-Senat Dr. Gastão Bitencourt, o Bibliófilo José Augusto Bezerra,  o Dr. Lúcio Alcântara, o escritor Juarez Leitão, o Jornalista Reginaldo Vasconcelos e o Professor Edmilson Caminha. 

Na Tribuna de Honra o empresário Pio Rodrigues, o radialista Vicente Alencar, o escritor Barros Alves e as poetisas Lourdinha Leite Barbosa e Beatriz Alcântara. Como Mestra de Cerimônia a competente administradora da ACL, Regina Fiúza, acolitada pela Secretária Cláudia.       



PERFORMANCE LITERÁRIA

Edmar Ribeiro  apresentou um precioso exemplar da Revista "Leitura para Todos", edição de outubro de 1919, e dela leu um poema do imortal da Academia Brasileira de Letras Olegário Mariano, intitulado "Primavera". 

Olegário Mariano (Olegário Mariano Carneiro da Cunha), poeta, político e diplomata, nasceu no Recife, PE, em 24 de março de 1889, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de novembro de 1958. 

Em concurso promovido pela revista Fon-Fon, em 1938, Olegário Mariano foi eleito, pelos intelectuais de todo o Brasil, Príncipe dos Poetas Brasileiros, em substituição a Alberto de Oliveira, detentor do título depois da morte de Olavo Bilac, o primeiro a obtê-lo. 

Além da obra poética editada em livros a partir de 1911, e enfeixada nos dois volumes de "Toda Uma Vida de Poesia" (1957), publicados pela José Olímpio, Olegário Mariano publicou, durante anos, nas revistas Careta e Para Todos, sob o pseudônimo de João da Avenida, uma seção de crônicas mundanas em versos humorísticos, mais tarde reunidas em dois livros: "Bataclan" e "Vida, Caixa de Brinquedos". 

Sua poesia lírica é simples, correntia, de fundo romântico, pertinente à fase do sincretismo parnasiano-simbolista de transição para o Modernismo. Ficou conhecido como o “poeta das cigarras”, por causa de um de seus temas prediletos.



  
DEDICATÓRIA 




A reunião virtual da ACLJ realizada nesta terça-feira foi dedicada ao jornalista veterano Alexandre Garcia, Membro Honorário da ACLJ, reconhecidamente o mais importante homem de imprensa brasileiro contemporâneo, com mais de 60 anos de militância jornalística.

O jornalista gaúcho, radicado em Brasília, teve passagem pela assessoria de imprensa da Presidência da República, e pelas maiores empresas jornalísticas do País, dentre elas o Jornal do Brasil, para o qual cobriu a crise argentina por três anos, e a Rede Globo, na qual trabalhou por 30 anos, e em que foi Diretor de Jornalismo.

Alexandre Garcia, durante os anos 80, foi correspondente de guerra em conflitos internacionais – Líbano, Malvinas, Angola, Namíbia  experiência que é a pedra de toque para atestar a gloriosa biografia de um repórter. 

A fotografia acima é uma arte realizada pela editoria deste Blog, como pleito de carinho ao nosso ilustre Membro Honorário, que ainda virá ao Ceará receber solenemente a sua pelerine ritual. 

Nesta semana Alexandre Garcia foi objeto de diversas entrevistas e reportagens na imprensa brasileira mais isenta, bem como centuplicou o número dos seus seguidores nas redes sociais 
– que já eram milhões  por ter desbancado o principal slogan da emissora americana CNN, que, apesar de se dizer "Líder em Independência", censurou a sua participação no quadro "Liberdade de Opinião", tendo em vista a sua absoluta isenção ideológica ante o "negacionismo" da realidade, no momento vigente em parte da grande mídia nacional. 




  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário