domingo, 31 de outubro de 2021

ARTIGO - Desigualdade e Diferença (PN)

 DESIGUALDADE
E
DIFERENÇA
Pierre Nadie*

 

Diferente não é desigual. A Wikipedia traz uma definição de diferença: 

“A diferença é um conceito-chave da filosofia, denotando o processo ou conjunto de propriedades pelo qual uma entidade SE DISTINGUE (o destaque é meu) de outra dentro de um campo relacional ou de um determinado sistema conceitual”. 

Algo é “diferente” quando sua essência se difere da essência do outro – seja no todo ou em algum aspecto particular. 

A “desigualdade”, no entanto, não se refere a essências distintas, mas, sim, a uma circunstância que privilegia algo ou alguém em relação ao outro – independentemente de os dois serem iguais ou diferentes. 

A diferença é própria da natureza. Pode ligar-se também a civilizações e  culturas.  Não se trata de inferioridade, de marginalização, ou de semelhantes. A desigualdade, porém, é própria da “(des)humanidade”.

A desigualdade independe das diferenças e das igualdades. Impinge-se sua raiz à conjuntura social  e, muitas vezes, assume o papel de injustiça, preconceito e coisa que o valha. 

As plantas, sejam frutíferas ou não, têm as suas diferenças naturais; os animais vivem nas suas diferenças genéticas, sem fazerem jus a desigualdades.


O ser humano, na sua igualdade, tem diferenças particulares, como a altura, a cor, o sexo, o peso, a força, ou seja, a sua fenotipia. Essas diferenças não implicam em desigualdades, senão caracterizam  a singularidade, na universalidade ontológica do ser humano. 

Fazer das diferenças desigualdades é, portanto, injustiça humana e não corresponde à realidade, não traz proveito à convivência social, mas labora em ideologias secessionistas e aprofunda o fosso das desigualdades. Torná-la objeto de preconceitos, de marginalidade e de menosprezo é injúria, não só à raça humana, mas uma afronta à dignidade pessoal. 

Daí, a necessidade de lutar pela desigualdade das desigualdades e jamais  usar as diferenças para protagonismo de lutas fratricidas e  ou proselitismo político. Não somos “guetos”, somos família humana, com nossas diferenças. 

Diferenças exigem respeito. Desigualdades cobram coragem e destemor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário