quinta-feira, 16 de setembro de 2021

NOTA CULTURAL - Ideal das Artes

 IDEAL DAS ARTES


O Ideal Clube, um ícone histórico da vida social de Fortaleza, um dos três “Clubes Elegantes” da Cidade, chega, heroicamente, aos 90 anos de existência. E se mantém em franca atividade e hígida condição administrativa e estrutural, fato devido aos brilhantes presidentes e diretores que tem tido – na sua bela sede, na divisa entre a Praia de Iracema e o Mucuripe, início da Av. Beirar Mar. 

Entre as comemorações de aniversário o Clube promove uma exposição de artes plásticas pictóricas, reunindo os três mais renomados pintores cearenses contemporâneos, representantes de três gerações de artistas plásticos locais, o mais veterano deles o doce Mino, Membro Benemérito da ACLJ, depois o Mano Alencar, consagrado desde os anos 90, e em seguida o eclético e inspirado Totonho Laprovitera, que milita em outras artes e setores culturais, Membro Titular Fundador da nossa Academia. 

A ACLJ confessa uma substancial dívida moral com o Ideal Clube, que sempre cedeu os seus salões aos eventos da Confraria, da maneira mais generosa, desde a solenidade de posse do confrade Wilson Ibiapina, no Terraço da Cultura, a concorrida noite de autógrafos promovida no lançamento do livro do Dorian Sampaio Filho, no Salão Mucuripe, o primeiro Sarau Das Coisas de Dentro, no Piano Bar, e a homenagem ao Senador Cid Carvalho, no Salão Humberto Cavalcante.


 

Os três artistas que participam da mostra “Ideal das Artes” assim se manifestam em nota comum sobre o evento: 

“A mostra ‘Ideal das Artes’ possui o significado do valor da arte e a importância da cultura na vida das pessoas.

Sentimo-nos felizes e honrados em participar da celebração dos 90 anos do Clube, que desenha e pinta em sua história o talento criativo da gente cearense. 

Ao Amarílio Cavalcante, Tonho Esteves, Randal Pompeu, Rodrigo Porto e equipe de apoio, nossos agradecimentos. Parabéns para o Ideal Clube de Fortaleza! 

*Mano Alencar, Mino Castelo Branco e Totonho Laprovitera”

Nenhum comentário:

Postar um comentário