sexta-feira, 23 de julho de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (22.07.2021)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (22.07.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta quinta-feira, que teve duração de uma hora e meia, nove acadêmicos. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e  Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Procurador Federal Edmar Ribeiro.

Estiveram presentes também  o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Médico, Professor, Filósofo, Teólogo e Latinista Pedro Araújo, o Poeta Paulo Ximenes, o Físico e Professor Wagner Coelho, o Agrônomo e Pesquisador Luiz Rego, e o Jornalista Wilson Ibiapina.



 TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu a reunião discorrendo sobre os temas discutidos na primeira reunião presencial de Diretoria da ACLJ do "novo normal", ainda seguindo todos os protocolos sanitários recomendados em razão da pandemia, encontro do qual os acadêmicos residentes fora do Estado se ressentem de não terem podido participar.

Desenvolvendo o mesmo tema, tratou-se sobre a instituição da "Medalha Augusto Borges", a ser outorgada na Assembleia Geral Ordinária da ACLJ de dezembro, destinada aos jornalistas locais que se tenham mantido em profícua atividade  durante estes primeiros anos de pandemia, prestando serviço cultural e social, seja profissional ou amador, em qualquer veículo de imprensa ou mídia eletrônica da Internet.

Dentre os nomes propostos para receber essa comenda, indicado por Luiz Rego, o influenciador digital João Flávio Nogueira, um médico otorrino que comanda uma magnífica página no Facebook denominada "História e Estórias de Fortaleza", na qual ele ilustra comentários sobre o passado da Cidade com fotografias e vídeos antigos, colorizados por computador, visita pessoalmente locais históricos e faz vídeos aéreos da área urbana usando drone.

Por seu turno, Wilson Ibiapina sugeriu para a outorga da Medalha Augusto Borges o nome do agitador cultural Guto Benevides, que se mantém ativo no Facebook e que acaba de lançar um livro sobre os oitos anos em que esteve à frente da nova TV Ceará.  

Também foi abordada a outorga do título de Destaque Cearense, que na mesma oportunidade distinguirá médicos e pesquisadores em medicina cearenses no combate à Covid-19 — além do título Homem do Ano em 2021, que condecorará o cearense que mais brilhou no cenário estadual, nacional ou internacional.
    

OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS 

Saindo da rodovia temática em que se palmilham os assuntos administrativos e as pautas sociais da ACLJ, o grupo entrou pela via vicinal dos temas leves, pela informalidade das reminiscências de cada um sobre o rádio e a televisão cearenses, Paulo Ximenes lembrando ter sido o primeiro menino a se apresentar dançando rock and roll em programa infantil do Augusto Borges, na velha TV Ceará. 

Ibiapina lembrou do programa hebdomadário "Sete Dias em Destaque", na mesma TV Ceará, em que João Ramos entregava pequenos troféus em forma de jangada às pessoas que se tivessem notabilizado na sociedade cearense, a cada semana. 

Relembram-se também radialistas mais antigos, como José Limaverde, depois seus filhos Paulo e Narcélio, este último ainda em atividade na Rádio Assembleia. Lembrou-se também do Américo Picanço, que atuou na TV Ceará com Renato Aragão, e do Nazareno Albuquerque, que brilhou na área da comunicação cearense — rádio, televisão, publicidade.

PERFORMANCES LITERÁRIAS

Edmar Ribeiro brindou o grupo com a leitura do poema "Evocação Mariana", de Carlos Drummond de Andrade, enquanto Pedro Araújo leu uma bem-humorada trova que escreveu sobre o flagrante fotográfico em que ele foi registrado na reunião presencial da ACLJ, na noite de terça-feira, abaixo reproduzida:




Reginaldo leu fragmento de crônica sua intitulada "Lixo Santo", do seu livro "O Passado Não Passa" — e exibiu a capa de seu exemplar da mais recente obra de Wilson Ibiapina  — "Histórias de Gente da Gente". Pedro, por sua vez, mostrou o livro de poemas "Doce Mar Selvagem", do Paulo Ximenes, de quem ganhou um exemplar e sobre o qual teceu louvores.  



    DEDICATÓRIA 

A sessão virtual da ACLJ realizada nesta quinta-feira, dia 22 de julho, foi dedicada ao colunista cearense em atividade há quase 70 anos, um recorde mundial, que não constará no Guinness Book porque ele não guardou os comprovantes de sua participação na imprensa nas primeiras décadas da carreira. 

Lúcio Brasileiro, nascido Francisco Newton Quezado Cavalcante, natural da Cidade de Aurora, radicou-se na Capital desde cedo e foi um ícone do colunismo social em Fortaleza, desde a sua juventude, militando em diversos órgãos da imprensa cearense.
 

A primeira homenagem que Lúcio Brasileiro recebeu em comemoração às suas bodas de diamante no jornalismo, ao completar 60 anos ininterruptos de imprensa, lhe foi prestada 
em 2014 pela ACLJ, que lhe outorgou a Comenda Governador Parsifal Barroso, em solenidade realizada no auditório da Fiec.  

Lúcio foi também objeto da primeira entrevista do programa "Um Livro Aberto", produzido pela ACLJ, gravado em fevereiro de 2020 no auditório da Palácio da Luz, dias antes de ser declarado pandemia o surto da Covid-19, que então já grassava em outras latitudes do Planeta.

Embaixo, a vinheta do programa Um Livro Aberto, e mais abaixo o link que dá acesso à integra do programa — que também marca a última participação do acadêmico Augusto Borges em evento da ACLJ, colega e velho amigo do entrevistado,  participando da mesa de entrevistadores. 
  


PROGRAMA UM LIVRO ABERTO



Coincidentemente, na data de hoje, dia seguinte à reunião virtual objeto desta resenha, que foi a ele dedicada, Lúcio Brasileiro, em sua prestigiosa coluna no Jornal O Povo, em seu marcante estilo, fez carinhosa referência à primeira reunião presencial da ACLJ no "novo normal", ocorrida na última terça-feira, dia 20 — nota que abaixo transcrevemos.

Aconteceu, e decididamente aconteceu. Estou me referindo, no caso, ao reencontro, naturalmente presencial, da Academia de Literatura e Jornalismo. 

Aliás, Reginaldo Vasconcelos, conduzindo, ao lado do Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, reabriu brilhantemente. 

Com justo reconhecimento, ao criar medalha indiscutível, batizada por uma das três legendas radiofônicas, Augusto Borges, partinte recente. 

Todavia, não apenas, pois, com seus companheiros, também estabeleceu, para novembro, apontamento do “Destaque Cearense”. 

E teve mais. Por conta do poeta Paulo Ximenes, mimando os presentes com o seu último “Doce Mar Selvagem”, Alana Alencar, neta de Raimundo Girão, no prefácio.

Valendo-se da oportuna ocasião, anfitriolo Altino Farias proclamava o lançamento do Cardápio Cultural, a partir de agosto, de sua Embaixada da Cachaça, reduto onde noitada transcorreu sobre carreteis. 

Lúcio Brasileiro - Jornal O Povo - Edição de 23.07.2021





   

Um comentário:

  1. Infelizmente, por motivo familiar, não pude participar da reunião de ontem, quinta 22. Contudo, lendo a resenha da reunião, percebi que falaram de antigos comunicadores cearenses, mas percebi que não mencionaram um que, quando eu garoto participava sempre do programa infantil, acho que na verdes mares. O Matos Dourado. Alguém tem ideia de onde este se encontra? Talvez no céu??

    ResponderExcluir