domingo, 4 de abril de 2021

ARTIGO - Cristãos: Perseguição Global (LA)

 CRISTÃOS:
PERSEGUIÇÃO GLOBAL
Luciara de Aragão*

 

A exitosa lei de liberdade religiosa Internacional, fruto da mobilização política do passado contra as perseguições religiosas, requer que o Departamento de Estado dos EUA publique relatórios anuais sobre a perseguição religiosa no mundo. Os resultados demonstram uma perseguição intensa, crescente e pouco noticiada. Outra fonte, o “Pew Forum on Religion and Public Life”, relata o ataque estatal e da própria sociedade aos cristãos em 2/3 dos países do mundo, tendo-se em conta o maior número de países e superior a sofrida por qualquer outro tipo de religião. 

Alguns fatores são preponderantes para a perseguição aos cristãos. A necessidade de controle político total, adotada por regimes comunistas e pós-comunistas é um deles. Na outra ponta, temos os países onde a perseguição é acentuada, com o exclusivismo da dominação religiosa de um islamismo cruel e radical. Ainda a preservação dos privilégios religiosos hindus e budistas que não admitem crenças rivais. 

Os regimes atuais, após tentativa de erradicação da religião por meio do extermínio, recuaram pelas fortes pressões internacionais, para uma política de burocratização de registros, supervisão e controle, tornando comum a prática de prisões, trabalhos forçados e torturas. São esses regimes, principalmente o chinês, os que seguem confinando, maltratando e humilhando os cristãos. 

Outros países, como a Coreia do Norte, usam por posse da Bíblia, de força suficiente para mandar um cristão a morte. Vietnã, Laos e Cuba praticam igualmente violência e repressão. Mesmo com a ruptura da antiga União Soviética, alguns dos seus ex-integrantes, como as repúblicas bálticas, seguem técnicas repressivas e discriminatórias contra os cristãos para melhor identificá-los e puni-los. O Turcomenistão, Bielorrússia, Uzbequistão, impõem restrições severas graças ao seu fanatismo secularista. 

Quase sempre nos países hindus e budistas, qualquer outra fé significa uma ameaça. É o caso da violência que explode no Butão, Nepal e Sri Lanka, onde grupos nacionalistas budistas utilizam discursos de medo, atacam igreja com uma série de explosões (2018), e causam incidentes e mortes. O mundo muçulmano impede a conversão ao cristianismo e a escalada da perseguição atinge crianças e jovens também no Sudão e Sul da Nigéria, Irã, Iraque e Indonésia.

Muitos são denunciados como apóstatas, pois mesmo as igrejas históricas como as da Caldeia e da Assíria, no Irã, ambas com dois milênios de existência, e a Igreja Coopta do Egito sofrem fortes ameaças a sua sobrevivência. O crescimento de salafistas e outros movimento muçulmanos de grande intolerância afetam tanto a tradição xiita como a sunita, tornam perigoso ser cristão, tanto para os convertidos como para os nascidos na fé. (Marshall, Paul in Perseguidos – O Ataque Global aos Cristãos, p.26). 

A Arábia Saudita e o Afeganistão são tão repressivos que não permitem a construção de igrejas cristãs no seu território, mesmo com a existência de alguns deles. A Arábia Saudita, assim como o Irã, são as duas maiores expressões do Islã radical, efetuando prisões e perseguições com frequência. Perseguições brutais são usuais no Paquistão, Sudão e Mianmar, país de repressão budista, e a pequena Eritreia, outro exemplo de crueldade contra os cristãos. A Etiópia, um dos primeiros países cristãos do mundo, está perdendo espaço para o islamismo radical que lhes nega direitos familiares como herança e custódia dos filhos. O Islã vem investindo fundos consideráveis para divulgação nas escolas, conversão forçada e ajuda aos carentes, colocando a adesão religiosa como condição necessária. Alguns líderes islâmicos incitam a violência contra os cristãos forçando o casamento de mulheres convertidas com homens muçulmanos. 

Dados recentes mostram que mais de 260 milhões de cristãos são perseguidos por causa da sua fé. Tanto Moçambique, como a República Democrática do Congo, estão incluídos na lista de países (2021) que mais perseguem os cristãos. Eles enfrentam extrema violência oriunda do crime organizado e da perseguição islâmica. 

Infelizmente, a pandemia está sendo mais uma ocasião para discriminar os cristãos, o que faz a Índia continuar na lista dos perseguidores. As ajudas governamentais indianas os discriminam, abandonam e negligenciam. Em países africanos, a pandemia da Covid 19 vem facilitando o sequestro de mulheres e o rapto de crianças, aumentando o numero de assassinatos de homens e adolescentes. A orientação e ajuda advindas dos organismos cristãos foram dificultadas pelo isolamento, que afastou a observação direta de organismos como a “Ajuda a Igreja que Sofre” e o movimento “Portas Abertas.org”. 

Minorias étnicas protestantes, pastores e evangélicos também sofrem repressão sangrenta, supressão de propriedades, proibição da bíblia e falsas acusações seguidas de prisão, no Vietnã e em outros países como a China. 

Paradoxalmente, a China é o país mais representativo da fé cristã. Apesar dos riscos, prisões e trabalhos forçados, há mais pessoas frequentando cultos do que em toda a Europa Ocidental. Mesmo que “seja impossível chegar a números definitivos” (Number of Christans in China and India Lausanne Global Analysis p.4), qualquer que seja o número real, igrejas católicas e protestantes, registradas ou não, demonstram o crescimento avassalador do cristianismo na China.


3 comentários:

  1. Gostei muito desse artigo! A perseguição dos cristãos é um assunto muito interessante ainda agora que estamos vivendo nos últimos dias.

    ResponderExcluir
  2. Artigo necessário! Este assunto deve ser cada vez mais abordado, devido ao tremendo impacto e importância.

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é seríssimo!
    Temos que tratar a perseguição dos cristãos de forma séria, nos preparar muito ainda para sermos soldados de CRISTO.
    Existe um grupo de cristãos no Iraque que decidiu se armar. E assim nasceu a Brigada Babilônia (ou Resistência Cristã Iraquiana), uma milícia formada para proteger essa minoria religiosa no Iraque e no oriente médio.
    Esse exemplo é um de muitos exemplos cristãos que tem lutado como verdadeiros Cavaleiros Templários pelo nome de nosso SENHOR JESUS CRISTO,
    Parabéns pelo artigo e que DEUS lhe abençoe!

    ResponderExcluir