segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO




O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta segunda-feira, dia 05 de novembro, abordaram temas mais atuais do noticiário cearense de mundial.

Foto: alexsantana.net
Freitas Júnior iniciou o primeiro bloco do programa registrando que o Deputado Ivo Gomes, irmão do Governador Cid e seu Chefe de Gabinete, teria declarado em uma rede social que o Dr. Lúcio Alcântara, que apoiou o candidato do PT, seria pé-frio na política.

Alfredo Marques rebateu o deputado, lembrando que Lúcio foi Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Senador da República, dentre muitas outras coisas, de modo que não procede a afirmação de que ele seja um azarado.

Foto: Arquivo ACLJ
“O que se observa, mais uma vez, nesse episódio, é a deselegância verbal dos irmãos Ferreiras Gomes, que inclusive destoa da lhaneza do prefeito eleito Roberto Cláudio, que eles apoiam, o qual tem dito querer a mais ampla coalizão”.  Freitas lembrou que quem foi pé-frio foi o ex-presidente Lula, que fez comício em Fortaleza e seu candidato perdeu a eleição.

Recomendou ainda aos novos eleitos e futuros secretários que não se deixem picar pela nefasta “mosca azul”. A expressão refere às pessoas que passam a se achar superiores ao comum dos mortais quando assumem cargos públicos. 

Foto: Jangadeiro On Line
Segundo ele, alguns auxiliares da Prefeita Luizianne Lins, por exemplo, “não pisam no chão”. Vão perceber, a partir de janeiro, que não eram nada, mas apenas “estavam” secretários. “Vai crescer capim na porta de suas casas, pois ninguém mais os procurará para nada”.


Foto: Ricardo Weg
Freitas pontuou, a propósito, que a Prefeita Luizianne Lins foi a São Paulo se aconselhar com o Deputado Rui Falcão, Presidente do PT, sobre os destinos do partido no Ceará. Alfredo Marques retrucou que ela mesma, como presidente local, é quem deveria decidir isso. Acrescentou que, na verdade, ela deve ter ido pedir colocações nacionais para os futuros desempregados do partido – notadamente para Elmano de Freitas.

Freitas Júnior lembrou também que haverá eleições para a Presidência da Câmara Municipal, e que talvez o vereador Acrísio Sena pretenda obter a recondução. Se a Prefeita o indicasse, certamente teria os votos dos 28 edis que lhe têm sido fieis. Alfredo não acredita na força dessa indicação. Segundo ele, os adesistas vão abandoná-la, pelo mesmo fisiologismo que lhe deram maioria na Câmara.

Alfredo também abordou os problemas do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que estaria dando sinais de desvio de verbas. Os beneficiários do Crato, por exemplo, ficaram sem receber o benefício entre os meses de janeiro e agosto.

Na sequência, os analistas comentaram que o PT estaria de olho no cargo do cearense Sérgio Machado, Presidente da Transpetro. “Ele está lá há quase uma década, de modo que depois não vai saber distinguir o que é dele e o que é daquela empresa pública. A sazonalidade administrativa é sempre recomendável e salutar” – obtemperou Alfredo Marques.

Freitas alertou que estamos ameaçados de faltar gasolina no País, pois o discurso da autossuficiência nunca colou, e nós ainda temos dependência do mercado exterior. Nem sequer capacidade de armazenamento nós temos – segundo ele avalia.

Alfredo diz que isso é resultado do crescimento econômico. A autossuficiência foi momentânea, pois tivemos um aumento de demanda e não aumentamos a produção. De todo modo, temos a gasolina mais cara do mundo, e também de péssima qualidade.

Freitas manifestou-se ainda pela vitória de Barack Obama, enquanto Alfredo diz que nem o “negão” nem o “branquelo” fazem a cabeça dele. Parece-lhe indiferente quem ganhe, pois ambos seriam incompetentes.

Foto: Veja
Quanto às declarações de Marcos Valério, que pleiteia o benefício da “delação premiada” no processo do mensalão, diz Alfredo que não confia na palavra de bandido. Acrescentou que de qualquer forma todo mundo sabe o que Valério quer dizer. Ele vai contar que o então presidente Lula sabia de tudo, e disso todo mundo já sabe. Lula não morava em outro planeta, e teria que saber o que faziam o seu partido e os ministros do seu governo, na sala ao lado do seu gabinete.

Alfredo Marques fez ainda uma efusiva recomendação ao filme Gonzaga – De Pai Para Filho. Assistiu e considera uma primorosa produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário