sábado, 28 de janeiro de 2012

MENOS A LUÍZA SAMPAIO, QUE ESTÁ NO CANADÁ

Os carrancudos de plantão têm feito críticas ao grande hit da Internet lusófona no momento, aquela história da “Luíza, que está no Canadá”. Na verdade, trata-se de um bom flagrante do jocoso e alegre espírito brasileiro, que transforma em facécia e pilhéria qualquer pequeno e inocente fato da mais refinada patuscada.

Cooptado para fazer um anúncio testemunhal sobre a qualidade de um empreendimento imobiliário na TV pernambucana, um cidadão local resolveu, certamente por saudosismo, incluir no texto publicitário o fato banal, mas verídico, de que somente sua filha Luíza não aproveitaria de imediato a aquisição do novo apartamento, por estar no Canadá.

Algum gaiato da melhor qualidade percebeu a bobagem desse registro, e o transformou em gozação cibernética, que logo se disseminou pelas redes sociais, e dela invadiu a grande mídia, e daí caiu na boca do povo por toda a nação brasileira e adjacências.

A expressão “menos a Luíza, que está no Canadá” tornou-se o que a Zélia Gattai, mulher do Jorge Amado, denominou de “Código de Família”, em um de seus últimos livros, neste caso não mais somente de um mesmo clã, mas de toda a família brasileira. A partir de agora, sempre que se quiser significar alguma coisa que inclui a todos, se acrescentará “menos a Luíza, que está no Canadá”.

Dorian e sua mulher Denise,
que também é acadêmica
Acontece que o Acadêmico da ACLJ Dorian Sampaio Filho vai passar o carnaval em Olinda com a família, mas não vai com eles a sua filha Luíza, que está no Canadá. Bem, parece que a Luíza Sampaio está na Alemanha, mas com certeza sua irmã mais nova Nina está no Canadá, a qual também, de qualquer maneira, pela mesma razão, vai perder o carnaval.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário