sábado, 17 de setembro de 2011

NOVO LIVRO SOBRE A ACI

Lançado no terraço da ACI, na cobertura do Edifício Perboyre e Silva, no centro da cidade, o livro Associação Cearense de imprensa – 85 Anos na Pauta do Ceará, da jornalista Ângela Barros Leal.



A concorrida noite de autógrafos, a que compareceu um grande número de intelectuais, artistas e pessoas da mídia local, foi na noite do dia 15 de setembro, com apresentação do jornalista Ítalo Gurgel.

Esse livro e o terceiro trabalho de resgate e registro histórico sobre a veneranda entidade de classe cearense, completando a trilogia que se iniciou com o trabalho de Geraldo Nobre, em 1976, e foi continuada com a pesquisa dos jornalistas Stênio Azevedo e Adísia Sá.

O ponto alto do livro é a narrativa da longa saga do jornalista Gilberto Câmara, presidente da ACI entre 1926 e 1929, para levantar fundos e erigir a estátua de José de Alencar, na praça do mesmo nome, no centro de Fortaleza, inaugurada em 1º de maio de 1929.

A estátua foi esculpida em São Paulo pelo artista plástico Humberto Cozzo, que cobrou 130 mil reis pelo trabalho. “O que parecia impossível fora alcançado em apenas 15 meses, o tempo decorrido desde a primeira e tímida apresentação da idéia até da data festiva de maio”, diz a autora.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário