terça-feira, 1 de agosto de 2023

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (31.07.2023) - SESSÃO DA SAUDADE DE CÁSSIO BORGES

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
 (31.07.2023)
SESSÃO DA SAUDADE
CÁSSIO BORGES

  



PARTICIPANTES

Compareceram sete acadêmicos à conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de 90 minutos, e que teve como fito principal a Sessão da Saudade do confrade Cássio Borges, falecido em 20 de julho. Cassio era Membro Honorário desde a instalação da Entidade, tendo transitado para a dignidade de Membro Titular, no dia 23 de novembro de 2017, empossado na Cadeira de nº 9, fundada pelo saudoso compositor Evaldo Gouveia, que tem como Patrono Perpetuo o jornalista Armando Vasconcelos.

Um cientista no campo da Engenharia Hidrográfica, ex-Diretor do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), fundador da Academia Cearense de Engenharia, tendo tido militância no jornalismo na sua juventude, e várias livros publicados, Cássio Borges era sobretudo uma figura humana magnífica, que deixa imensa saudade na família, nos seus amigos, nos confrades acadêmicos, especialmente em seu filho Marcos André Borges, como ele acadêmico titular da ACLJ.  



Estiveram presentes o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Médico e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Jurista e Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ),  o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o antigo Magistrado e atual Advogado Aluísio Gurgel do Amaral Júnior,  o Professor Doutor Rui Martinho Rodrigues e o Bacharel em Direito e Artista Sônico César Barreto  todos Membros Titulares da ACLJ.

TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira, tratou-se principalmente da memória do querido confrade Manfredo Cássio de Aguiar Borges, nosso decano, falecido em Fortaleza, aos 90 anos incompletos, por falência de múltiplos órgãos, após grande luta médica pela recuperação e manutenção da sua saúde. 

Após a homenagem póstuma ao confrade Cássio Borges, o grupo tratou do tradicional concurso ao Título de Cearense do Ano, para o ano de 2023, relacionando nomes que possam concorrer, e os que se têm credenciado para conquistar a dignidade de destaque especial.

Na final descontração o grupo ingressou na estrada vicinal dos assuntos variados da experiência de cada qual, falando sobre música, sobre poesia, sobre a previsão de eventos futuros da entidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário